Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Terça-feira, 22 dez 2009 - 10h10

Contra o aumento do nível do mar, Holanda testa casas anfíbias

Um projeto arquitetônico pioneiro com o apoio do governo da Holanda foi colocado em prática no vilarejo de Maasbommel, a 100 quilômetros de Roterdã. Quarenta cinco casas anfíbias foram construídas em uma área de grandes enchentes. Nesta região, os moradores dependem de barcos para chegar em casa.

Casas anfíbias na Holanda

A ideia saiu do papel há cinco anos quando as residências flutuantes começaram a ser construídas. Um mecanismo de sistema hidráulico é capaz de elevar a estrutura da casa cinco metros acima do nível do chão em caso de enchente. A estrutura da casa é de concreto e a área interna de madeira.

“A parte superior é leve e a inferior, pesada. Quando o nível da água sobe a casa flutua. Os pilares servem de âncora”, explica Ger Kengen, diretor do escritório de arquitetura Factor Architectem, responsável pelo projeto.

A iniciativa de um país desenvolvido prevê algo ainda maior, a construção de cidades totalmente flutuantes na Holanda. Um programa inédito estuda a entrega de 12 mil casas anfíbias ao redor do aeroporto da capital, Amsterdã.

A Holanda tem 26% de seu território abaixo do nível do mar e é uma das regiões da Europa mais suscetíveis aos efeitos das mudanças climáticas. Dos 16 milhões de habitantes, 9 milhões podem ter que deixar suas casas caso o sistema de diques e barreiras do país seja coberto pelas águas do Oceano Atlântico.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU estima que o nível dos oceanos possa subir pelo menos 1 metro até o ano de 2100.

Outro projeto estuda ampliar o alagamento de terras da região de Noordwaard, reduzindo o nível dos rios onde vivem 4 milhões de holandeses. “Quando sofremos inundações em 1993 e 1995, ficou claro que o clima mudava”, diz Ralf Gaastra, responsável pela ideia. “Nos demos conta de que não seria possível continuar elevando indefinidamente a altura de nossos diques. Era preciso buscar outras soluções.”







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles