Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Quarta-feira, 28 out 2009 - 11h42

Estudo alerta para o aumento do nível do mar na costa australiana

Um relatório elaborado pelo Parlamento da Austrália alertou oficialmente o governo do país para o aumento do nível do mar e as consequências que isso pode trazer para os moradores das áreas costeiras.

O documento foi divulgado essa semana após 18 meses de estudo. Segundo os especialistas, o nível do mar poderá ultrapassar 80 cm em áreas na costa australiana nas próximas décadas. A Força-Tarefa Nacional de Mudança do Mar afirmou que são necessárias ações urgentes diante desta previsão.

Hoje, 80% dos australianos vivem na costa do país. O relatório parlamentar acrescenta que o governo deve introduzir leis para proibir novas ocupações na região costeira. Problemas decorrentes de tempestades e erosões do solo são as principais preocupações, além de possíveis desastres naturais como tsunamis.

"Não há dúvida de que a Austrália continua sendo uma comunidade costeira. Mas, teremos que ser mais cuidadosos a respeito de quais partes da costa vamos ocupar ainda mais e quais não vamos", afirmou Alan Stokes, diretor executivo da força-tarefa.

O comitê reafirmou que esta é uma questão de importância nacional e que o momento para agir é agora. Recentemente, o governo da Austrália voltou a introduzir a legislação de comércio de carbono, que faz parte de um pacote de leis visando cortar a emissão de gases do efeito estufa em até 25% até 2020.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates