Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Sexta-feira, 5 jun 2009 - 10h11

Estudo faz mapeamento de relevo a quilômetros abaixo do gelo

Um estudo publicado esta semana pela revista científica Nature revela que a imensidão branca da Antártida pode um dia ter se parecida com Alpes que conhecemos hoje.

Segundo a equipe de estudiosos, liderado por Martin Siegert, da Universidade de Edimburgo no Reino Unido, há 34 milhões de anos o continente gelado era semelhante as imensas paisagens alpinas, próxima das montanhas do País de Gales.

Os pesquisadores utilizaram dados obtidos por radar para mapear o relevo abaixo de quilômetros de geleiras. Eles descobriram que as montanhas Gamburtsev, na região central da Antártida, já tiveram vales, rios e geleiras semelhantes aos Alpes.

A topografia da Antártida ficou preservada abaixo da profunda camada de gelo. Pelo relevo característico dessas estruturas, é possível levantar a hipótese de verões com temperatura igual ou superior a 3ºC, isso há pelo menos 20 milhões de anos, acreditam os estudiosos.

Mudanças no clima, ligadas a circulação de correntes marítimas e outros fatores alteraram completamente o cenário da região resultando no congelamento da Antártida continental por volta de 14 milhões de anos atrás.


Foto: Paisagem galesa do vale de Cwm Idwal mostra como pode ter sido a Antártida há 34 milhões de anos. Crédito: Martin Siegert.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire