Procure no Apolo11
Sexta-feira, 5 jun 2009 - 10h11

Estudo faz mapeamento de relevo a quilômetros abaixo do gelo

Um estudo publicado esta semana pela revista científica Nature revela que a imensidão branca da Antártida pode um dia ter se parecida com Alpes que conhecemos hoje.

Segundo a equipe de estudiosos, liderado por Martin Siegert, da Universidade de Edimburgo no Reino Unido, há 34 milhões de anos o continente gelado era semelhante as imensas paisagens alpinas, próxima das montanhas do País de Gales.

Os pesquisadores utilizaram dados obtidos por radar para mapear o relevo abaixo de quilômetros de geleiras. Eles descobriram que as montanhas Gamburtsev, na região central da Antártida, já tiveram vales, rios e geleiras semelhantes aos Alpes.

Continua após a publicidade


A topografia da Antártida ficou preservada abaixo da profunda camada de gelo. Pelo relevo característico dessas estruturas, é possível levantar a hipótese de verões com temperatura igual ou superior a 3ºC, isso há pelo menos 20 milhões de anos, acreditam os estudiosos.

Mudanças no clima, ligadas a circulação de correntes marítimas e outros fatores alteraram completamente o cenário da região resultando no congelamento da Antártida continental por volta de 14 milhões de anos atrás.


Foto: Paisagem galesa do vale de Cwm Idwal mostra como pode ter sido a Antártida há 34 milhões de anos. Crédito: Martin Siegert.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling -