Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Segunda-feira, 4 dez 2006 - 05h56

Estudo liga aquecimento global ao aumento das monções

Ao examinar mais de 50 anos de dados sobre a chuva na região central da Índia, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Meteorologia Tropical, de Pune, na Índia, liderada pelo cientista B.N. Goswami, concluiu que as mudanças climáticas podem estar fortemente associadas à piora da monções, os ventos que provocam as fortes chuvas naquela região da Ásia.

De acordo com o trabalho de Goswani, a mudança no sistema vem contribuindo decisivamente para um aumento na quantidade e violência das enchentes que atingem a Índia em determinadas épocas do ano.

O trabalho dos pesquisadores, publicado no conceituado periódico Science, utilizou dados de 1800 estações de coletas pluviométricas, registrados entre 1951 e 2000. Segundo o trabalho publicado, as chuvas mais intensas aumentaram mais de 10% por década, ao mesmo tempo que os eventos considerados muito violentos dobraram.

Os dados também mostram que as temperaturas em toda a ìndia também subiram 0.5ºC nos últimos 50 anos.

"Com o aumento da temperatura, a umidade também aumentou", disse Goswami. "Quando se aumenta a umidade, a atmosfera torna-se mais instável e aumentam os eventos de chuva pesada", completou o pesquisador.

As monções, que iniciam em junho e vão até setembro, são uma das principais causas de caos na Índia. Neste ano pelo menos 800 pessoas já morreram em decorrência de afogamentos, deslizamentos de terra, desmoronamento de terra e eletrocução.


Estudo não é conclusivo
No entanto, o resultado do estudo de Goswami não é considerado conclusivo. Julia Slingo , do Centro Asiático de Preparação para Desastres, em Bangcoc, e especialista em riscos causados pelo aquecimento global, considerou o estudo muito interessante, mas afirmou que é necessário recuar ainda mais no tempo, até 1875, para ligar o fenômeno do aquecimento às monções.

"Pode ser realemente um fator, mas é difícil concluir que o comportamento das monções piorou, a menos que se tenha uma série maior de dados observado", conclui.


Monções
Uma monção é um vento periódico, que ocorre especialmente no Oceano Índico e no sudeste da Ásia. A expressão também é usada como nome da estação climática na qual os ventos na ìndia e países vizinhos sopram a partir do sudoeste, e é caracterizada por intensa chuva.

As monções são causadas devido a terra se aquecer e resfriar mais rapidamente que a água. Como no verão o continente está mais quente que a água do mar, o ar quente que está sobre a terra tende a subir. Isso cria uma área de baixa pressão atmosférica, que por sua vez produz um vento constante que sopra do mar para terra. A chuva associada ao fenômeno é causada pelos ventos úmidos que sopram do mar, que ao atingir as montanhas, resfria e provoca sua condensação.

Durante o inverno, a terra se arrefece rapidamente, mas a água do mar retêm o calor por mais tempo. Ao subir, o ar quente sobre o oceano forma uma zona de baixa pressão e produzindo uma brisa que sopra da terra para o mar.

As monções não existem somente na Ásia. A monção norte-americana se forma entre Julho e Setembro sobre os estados do Arizona, Novo México, Nevada, Utah, Colorado, Texas, e Califórnia. Também existe a monção do nordeste asiático, entre Dezembro e Março.

Foto superior: As chuvas provocadas pelas monções castigam fortemente a Índia todos os anos. O país é recordista no índice de precipitação. Em Cherrapunji foram registrados 26.461 mm de chuva entre 1860 e 1861.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O orçamento é uma conta que se faz para saber como aplicar o dinheiro que já se gastou" - Barão de Itararé