Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Quinta-feira, 21 jan 2010 - 11h23

IPCC admite erro na projeção de degelo do Himalaia

O Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) admitiu esta semana, que as previsões sobre o aquecimento global nas geleiras do Himalaia podem estar equivocadas.

Monte Everest

O IPCC afirmou em relatórios oficiais que as geleiras poderiam desaparecer até o ano de 2035. A previsão foi feita no relatório AR4 em 2007 e já havia sido discutida em outro relatório do grupo ambientalista WWF em 2005.

O assunto gerou polêmica durante a conferência da ONU sobre o Clima, em Copenhague, em dezembro passado. Glaciologistas constestaram os dados do Painel e afirmaram que o completo degelo do Himalaia em 25 anos é “fisicamente impossível”.

Jean-Pascal van Ypersele, vice-presidente do Painel Intergovernamental admitiu o erro na projeção, mas não acredita que isso possa diminuir a credibilidade dos estudos do IPCC.
“Eu não vejo como um erro em um relatório de 3 mil páginas possa prejudicar a credibilidade de todo o conteúdo do documento”, afirmou Ypersele.

Recentemente uma suspeita também criou indignação entre cientistas, pesquisadores e líderes políticos. Às vésperas da conferência mundial em Copenhague, trocas de e-mails revelaram que o renomado climatologista britânico, professor Phil Jones, diretor da Unidade de Pesquisas sobre o Clima (CRU) na Inglaterra, teria manipulado dados de pesquisas com o intuito de aumentar projeções dos efeitos do aquecimento global sobre o planeta.

As mensagens vazaram depois que alguns hackers teriam invadido a rede da CRU e colocado on-line as conversas eletrônicas entre o professor Jones e outros especialistas. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas está investigando as recentes acusações.

Foto: Geleiras do Himalaia. O Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) admitiu que a previsão do completo degelo da região até 2035 está equivocada.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin