Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Quinta-feira, 24 dez 2009 - 09h22

Norte da Patagônia: áreas de plantio estão sumindo sob a areia

O clima no norte da Patagônia dá sinais de mudanças e não é de hoje. Há trinta anos a paisagem em Carmen de Patagones começou a mudar. A cidade está localizada a cerca de 900 quilômetros ao sul da capital Buenos Aires e é banhada pelo Rio Negro.

Dunas de areia em Carmen de Patagones

Os moradores que vivem da terra contam que nas últimas décadas as chuvas começaram a aumentar e aos poucos a região foi se tornando mais quente e úmida. Era a condição ideal para que o plantio do trigo e a criação de gado fossem ampliados. Mas para isso, florestas naturais foram derrubadas.

Em meadas desta década a situação mudou bastante e períodos de longa estiagem começaram a serem observados.

Este ano, tempestades de areia se tornaram frequentes amedrontando os moradores. “A cidade está sumindo sob a areia”, observa Daniela Gros, filha e neta de produtores agrícolas de Carmen de Patagones. As primeiras dunas apareceram há dois anos e trouxeram muitos problemas.

Com as dunas avançando sobre os pastos 60% dos habitantes já foram obrigados a abandonarem seus campos. Segundo especialistas, já foram registradas perdas no solo de até 50 centímetros de profundidade.

Proprietários contam que os solos foram ficando descobertos e começaram a ser levados pelos ventos de oeste, cada vez mais intensos. O acumulado de chuva que era de 300 milímetros por ano, caiu para 200 mm há quatro anos e hoje está em torno de 120 mm.

O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária analisa que Carmen de Patagones foi especialmente afetada pelo avanço da criação de gado, pois a região foi ocupada por pastos artificiais. Com o passar dos anos, as mudanças nas condições do clima afetaram a cobertura vegetal da região.


Foto: Em Carmen de patagones, as dunas avançaram sobre os pastos e 60% dos habitantes já foram obrigados a abandonarem seus campos. Crédito: Daniela Gross/Informa-Junin.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire