Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Quarta-feira, 19 fev 2014 - 10h58

Time-lapse de 26 anos mostra o dramático degelo no oceano Ártico

Um vídeo de apenas um minuto deixou perplexos os climatologistas estadunidenses. As cenas mostram o impressionante degelo ocorrido no oceano Ártico nos últimos 26 anos e comprova que as previsões sobre as mudanças climáticas estão de fato se concretizando.

Degelo no Ártico
Clique para ampliar

Criado em dezembro de 2013, o vídeo foi apresentado recentemente pela NOAA, órgão americano responsável pelo estudo da atmosfera e dos oceanos, durante sessão dedicada às mudanças climáticas promovida pela Associação Americana para o Avanço das Ciências, em Chicago.

A animação foi feita com base em imagens de satélites e revela a dramática perda do gelo perene ocorrida entre 1987 e outubro de 2013, comprovando que os gelos que há 30 anos dominavam a região do Ártico praticamente desapareceram.

O estudo da NOAA será publicado na próxima edição da revista Science e entre outros dados, mostrará que se há um quarto de século as áreas cobertas por gelo ocupavam 26% do total, agora estão reduzidas a apenas 7%.


Vídeo: Animação mostra o degelo entre 1987 e 2013. Na animação, o gelo de 1 ano de idade é aquele mais recente, formado no último mais recente, enquanto o de 9 anos ou mais é o gelo perene. Crédito: Mark Tschudi, CCAR, University of Colorado, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles