Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Sensoriamento Remoto
Quinta-feira, 12 mai 2005 - 13h16

NASA adia novamente o lançamento do satélite NOAA-18

Sábado, 14 de maio, 07h46
A agência espacial norte-americana (NASA), decidiu por adiar pela quarta vez consecutiva o lançamento do foguete Delta II, que leva a bordo o satélite de sensoriamento remoto NOAA-18. Os motivos alegados pela agência, na manhã deste sábado, foram de ordem técnica, relacionados aos subsistemas do foguete. Nas outras vezes, o mau tempo na região da plataforma de lançamento havia impedido o lançamento.

A nova data escolhida pela agência é o dia 19 de maio, quinta-feira, entre 10h22 UTC e 10h32 UTC.

Além de transmissão pela NASA TV, o lançamento poderá ser visto também através da TV KSC (Kennedy Space Center), ambos retransmitidos pelo Apolo11.com

Quinta, 12 de maio


O lançamento do foguete Delta II, que leva a bordo o satélite de sensoriamento remoto NOAA-N (ilustração), foi novamente adiado. Segundo a NASA, os fortes ventos que sopram em grandes altitudes aliado às rajadas no solo que alcançaram mais de 50 km/h nesta manhã, fizeram com que os responsáveis pelo lançamento optassem pelo adiamento do evento.

Velocidades de vento como as registradas hoje colocam em risco a operação de retração da torre de sustentação do foguete de dois estágios, localizado na plataforma do complexo 2 da Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia.

A nova data de lançamento deverá ser amanhã, sexta-feira, entre às 07h22 e 07h32 (Hora de Brasília) e será transmitida ao vivo pela NASA TV, disponível no Apolo11.

A NASA também confirmou que após os testes iniciais, o satélite será renomeado para NOAA-18 e suas imagens em modo APT (Automatic Picture Transmission), deverão ser transmitidas na nova frequencia de 137.9125 mHz. Quem possui receptores de VHF e costuma receber e decodificar estas imagens, deverá utilizar a nova frequencia.

Os elementos orbitais utilizados para rastreio serão divulgados pelo Apolo11 assim que forem disponibilizados.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin