Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 16 set 2019 - 16h36
Por Rogério Leite

Fake Motos brasileiros: os terremotos que só acontecem na internet

Diversas vezes nós recebemos perguntas que questionam por que alguns terremotos no Brasil não são plotados em nossos mapas, sendo que os mesmos aparecem em alguns Apps ou sites internacionais. Na realidade, esses sismos não existem e por isso demos a eles o nome de falsos sismos ou "fake motos". Assista ao vídeo e entenda o porque.

Imagem hipotética mostra diversos terremotos no Brasil, mas que nunca existiram de fato. São os Fake Motos.
Imagem hipotética mostra diversos terremotos no Brasil, mas que nunca existiram de fato. São os Fake Motos.

A maior parte dos eventos sísmicos no Brasil são de terremotos de muito baixa intensidade e quando um evento de grande magnitude acontece, logo chamam a atenção.

Entretanto, algumas vezes recebemos perguntas que questionam por que um hipotético sismo de média ou grande intensidade, ocorrido em alguma parte do Brasil não está plotado no mapa, mesmo que diversos sites e aplicativos os estejam mostrando.

Quando isso acontece, damos uma conferida no site do Centro de Sismologia da USP e lá está ele, assinalado com um "A" de automático. Ou seja, um evento ainda não revisado. E a confusão está formada!

Neste vídeo, o diretor do Apolo11, Rogério Leite, fala sobre esses fake motos, que geram muito trabalho para a equipe do Apolo11 e Painel Global, que têm que explicar aos internautas, porque isso ocorre. Assista!







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe