Procure no Apolo11
Quinta-feira, 5 abr 2007 - 09h26

A terra treme: sismo de 6.3 graus é registrado nos Açores

Um forte terremoto de 6.3 graus na escala Richter atingiu na madrugada de hoje o arquipélago português dos Açores, no Atlântico Norte.

O evento ocorreu às 03h56 UTC (00h56 pelo horário de Brasília) em alto mar, 10 km abaixo do leito submarino sob as coordenadas 37.384°N, 24.618°W, aproximadamente a 90 quilômetros a leste da ilha de Ponta Delgada e 270 quilômetros a este-sudeste da ilha de Angra do Heroismo. O arquipélago dos Açores se localiza a oeste do continente europeu, a 1365 quilômetros de Lisboa, em Portugal.

Não há notícias de vítimas ou danos materiais. De acordo com João Luís Gaspar, do Sistema de Vigilância Sismo-Vulcânica dos Açores, SIVISA, as regiões de Povoação e Faial da Terra, na Ilha de São Miguel, foram as duas localidades onde o sismo foi sentido com maior intensidade. Moradores das ilhas de Santa Maria e Terceira também sentiram o abalo.

Continua após a publicidade



Os Açores
Situado sobre a dorsal meso-atlântica, a maior cadeia de montanhas do mundo, o arquipélago dos Açores compõe-se de nove ilhas localizadas na junção de três grandes placas tectônicas: a placa norte-americana, a placa africana e a placa eurasiana. As tensões e movimentos gerados na área de interface das placas produz diversos abalos sísmicos durante todo o ano, normalmente de baixa intensidade.

A população total das ilhas é de aproximadamente 250 mil pessoas, a maior parte habitando a ilha de São Miguel.

Veja no Satmap:
Imagens de satélite e mapas da região do arquipélago dos Açores

Gráfico: No topo temos o sismograma do evento como registrado pela estação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na seqüência temos a localização do arquipélago, mostrando sua posição sobre três grandes placas tectônicas.

Saiba mais sobre terremotos e propagação das ondas P. Clique aqui

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -