Procure no Apolo11
Segunda-feira, 18 abr 2022 - 10h32
Por Rogério Leite

Alinhamento planetário da semana é a prévia de algo muito maior

Se você gosta de acordar cedo (ou dormir tarde) temos uma boa notícia pra você. Cinco planetas estão se agrupando no céu e no dia 20 de abril estarão todos alinhados e visíveis antes do nascer do Sol. É uma visão fantástica, que pode render muito aprendizado e curtição durante as próximas madrugadas.

Carta celeste mostra o alinhamento planetário no dia 20 de abril de 2022, com cinco planetas do Sistema Solar perfeitamente alinhados.
Carta celeste mostra o alinhamento planetário no dia 20 de abril de 2022, com cinco planetas do Sistema Solar perfeitamente alinhados.


Quem parou pra observar o céu por volta das 4 da manhã já notou que Júpiter, Vênus, Marte e Saturno estão nascendo, um após o outro, antes do nascer do Sol. Netuno também está entre eles, mas é muito mais difícil - quase impossível - de ser visto, mas não deixa de estar presente também.

Naturalmente, esse alinhamento acontece apenas nos céus da Terra. Visto de um local diferente no espaço, a posição de cada planeta seria completamente diferente. Isso acontece porque no Sistema Solar cada planeta orbita o Sol dentro do mesmo plano, então todos os alinhamentos planetários são apenas uma questão de perspectiva cuja geometria dependendo do local onde o observador está.

Continua após a publicidade


Alinhamento Planetário e conjunção da Lua, como visto no dia 27 de abril de 2022.
Alinhamento Planetário e conjunção da Lua, como visto no dia 27 de abril de 2022.

Na Região Sudeste do Brasil o alinhamento atual começa primeiramente com o nascer de Saturno, por volta da 01h30 (BRT) da manhã, seguido por Marte às 02h30, Vênus às 03h15, Netuno às 03h50 e Júpiter às 03h55.

No dia 23 de abril, a Lua minguante com 53% do disco iluminado começa a se aproximar do alinhamento e no dia 27, com apenas 13% iluminada formará uma bela conjunção com Júpiter, Vênus e Netuno. As cartas celestes ajudam a entender o fenômeno.

Algo Muito Maior
Alinhamentos planetários são uma coisa incrível de se testemunhar e como eles não acontecem com muita frequência são um verdadeiro deleite para nossos olhos. E esse prazer vai ser muito maior em 24 de junho, quando todos os planetas do Sistema Solar – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano – se unirão em um alinhamento planetário ainda maior. Para se ter uma ideia, um alinhamento desse tamanho só ocorreu três vezes desde 2005.

Não perca essas oportunidades. Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -