Segunda-feira, 4 jun 2012 - 10h11

Antes do trânsito de Vênus, veja Mercúrio próximo ao pôr-do-Sol

Apesar do trânsito de Vênus desta terça-feira atrair a atenção máxima dos pesquisadores e observadores em todo o mundo, Mercúrio também merece nossa atenção. O planeta está suficientemente afastado do Sol para ser observado a olho nu, sem ajuda de telescópios e pode ser um bom alvo para os fotógrafos de plantão.

Como se sabe, Mercúrio não é uma figurinha fácil. Durante todo o ano, aos nossos olhos o planeta se afasta muito pouco do Sol o que torna sua observação bastante difícil. Além disso, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, o que dificulta ainda mais sua observação.

Para ver Mercúrio é necessário que o Sol esteja muito baixo, perto do horizonte e isso tem acontecido esses dias.

Nesta segunda-feira, quando o Sol estiver quase se pondo, Mercúrio poderá ser visto com relativa facilidade e sua observação será uma espécie de prêmio de consolação antes do grande evento da terça-feira, quando todas as atenções estiverem voltadas para o trânsito de Vênus, o último do século.

O melhor horário para ver Mercúrio é logo após o pôr-do-Sol, quando a ausência da luz da estrela na atmosfera permitirá destacar o planeta contra o fundo celeste. Além disso, sem o Sol a observação fica muito mais cômoda, sem qualquer risco para os olhos.

O planeta também pode ser encontrado ainda durante o dia, seguindo o Sol rumo ao ocaso. Pelo menos 1 hora antes do pôr-do-Sol Mercúrio estará a cerca de 15 graus de elevação acima do quadrante oeste, 7 graus acima do Sol. Apesar de o astro-rei se encontrar esmaecido neste horário, a observação direta deve ser evitada e a procura pelo planeta deve ser feita com extrema cautela, com auxílio de algum anteparo que bloqueie a luz do Sol.

É importante notar que além da presença de Mercúrio, Vênus também estará nas imediações, mas praticamente colado ao Sol. Sabemos que tentação de ver o planeta antes do trânsito de terça-feira é grande, mas resista a ela. NÃO OLHE O SOL DIRETAMENTE, pois você correrá o risco de ficar cego.


Trânsito de Vênus 2012
Apesar do trânsito de Vênus de 2012 não ser visível na maior parte do Brasil, você poderá acompanhar o evento no conforto da sua casa aqui mesmo no ApoloChannel.

O trânsito planetário será transmitido na íntegra - ao vivo - na noite do dia 5 de junho, a partir das 19 horas. Além disso, você poderá participar de um chat em tempo real entre os usuários que estarão assistindo ao fenômeno. Melhor que isso, só se for para assistir em alguma praia paradisíaca no Taiti!

Veja também:
Trânsito de Vênus é espetáculo astronômico do século

Telescópio Hubble usará a Lua como espelho para observar trânsito de Vênus



Artes: No topo, carta celeste ajuda a encontrar o planeta Mercúrio antes do pôr-do-Sol, em 4 de junho de 2012. Acima, planeta Vênus visto pelo telescópio solar SOHO um dia antes do trânsito a frente do Sol. Créditos: Apolo11.com, Nasa/SOHO.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe