Procure no Apolo11
Quarta-feira, 29 jul 2020 - 10h09
Por Rogério Leite

Ao vivo: Nasa lança jipe-robô e mini-helicóptero rumo ao planeta Marte

Nesta quinta-feira, a Nasa dará início à missão Mars 2020 Perseverance, com objetivo de encontrar traços de vida antiga no Planeta Vermelho. Para isso, pousará lá um rover laboratório de 1 tonelada, além de um mini-helicóptero que deverá voar pela primeira vez sobre a superfície marciana.

Jipe Robô Perseverance, em testes no JPL, da Nasa.
Jipe Robô Perseverance, em testes no JPL, da Nasa.


O lançamento da missão está programado para ocorrer em 30 de julho, quinta-feira, às 08h50 BRT (horário de Brasília) e será retransmitido ao vivo pelo Apolo11, com comentários do diretor do site, Rogério Leite. O início da transmissão está previsto para 08h15 BRT e poderá ser acompanhado nesta página ou em nosso canal no Youtube.

O lançamento será feito partir do Complexo Espacial 41, em Cabo Canaveral, na Flórida, através de um poderoso foguete Atlas V, do consórcio ULA (United Launch Alliance), formado pelas empresas Lockheed Martin e Boeing Defense. A janela de lançamento da missão é de 2 horas, com oportunidades previstas a cada cinco minutos.

Continua após a publicidade




Missão Mars 2020 Perseverance
Se tudo ocorrer dentro do programado, a carga de exploração pousará na cratera Jezero, no hemisfério norte marciano, em 18 de fevereiro de 2021. Ali, o robô Perseverance iniciará os trabalhos científicos, com o principal objetivo de buscar sinais de vida microbiana antiga, além de realizar ensaios sobre a geologia e o clima do planeta.

Entre as atribuições do jipe Perseverance está a coleta de amostras de rocha e sedimentos cuidadosamente selecionados. Essas amostras serão guardadas em um compartimento especialmente projetado e deverão ser enviadas à Terra em uma possível missão de retorno à Terra, abrindo caminho para a exploração humana além da Lua.


Local de Exploração: Cratera Jezero
A cratera Jezero é uma cratera de 45 quilômetros de largura, situada na borda oeste de Isidis Planitia, uma gigantesca bacia de impacto ao norte do equador marciano.

Estudos mostram que Jezero já foi um possível oásis no passado distante.

Região em torno da cratera Jezero, situada na borda oeste de Isidis Planitia, uma gigantesca bacia de impacto ao norte do equador marciano.
Região em torno da cratera Jezero, situada na borda oeste de Isidis Planitia, uma gigantesca bacia de impacto ao norte do equador marciano.

Ao que tudo indica, há 3 bilhões e 4 bilhões de anos um rio fluiu para um corpo de água do tamanho do lago de Itaipu, depositando ali sedimentos cheios de minerais de carbonita e argila. De acordo com a equipe de pesquisadores da missão Perseverance, esse antigo delta do rio poderia ter coletado e preservado moléculas orgânicas e outros possíveis sinais de vida microbiana.


Jipe Perseverance
O rover Perseverance pesa 1050 quilos e é do tamanho de um pequeno carro, com 3 metros de comprimento, 2.7 metros de largura e 2.2 metros de altura.

Em seu interior há sete instrumentos científicos, 23 câmeras, dois microfones e uma broca para perfurar o solo. Além disso, carrega o pequeno helicóptero que fará o primeiro voo sobre a superfície de Marte.


Mini-Helicóptero Ingenuity
Um dos experimentos mais aguardados, ao menos pelo público em geral, é a demonstração do mini-helicóptero Ingenuity, um drone de 1.8 quilos que testará a possibilidade de vos voos em Marte.

Mini-helicóptero Ingenuity, um dos experimentos mais aguardados, ao menos pelo público em geral. Segundo os projetistas, Ingenuity pode se distanciar até 300 metros do jipe Perseverance e poderá coletar dados telemétricos e imagens em alta resolução.<BR>
Mini-helicóptero Ingenuity, um dos experimentos mais aguardados, ao menos pelo público em geral. Segundo os projetistas, Ingenuity pode se distanciar até 300 metros do jipe Perseverance e poderá coletar dados telemétricos e imagens em alta resolução.


Os testes do Ingenuity deverão durar apenas 30 dias e neste período serão realizados voos de até 5 metros de altura, com duração máxima de 3 minutos. Segundo os projetistas, Ingenuity pode se distanciar até 300 metros do jipe Perseverance e poderá coletar dados telemétricos e imagens em alta resolução.

Todos os voos de Ingenuity serão pré-programados e não podem ser controlados remotamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -