Procure no Apolo11
Quarta-feira, 18 jun 2008 - 10h09

Aproveite, hoje tem Lua Cheia. E ela estará muito grande no céu!

Neste finalzinho da tarde, um pouco antes das 18 horas, a Lua estará nascendo próximo ao quadrante Leste. Esta poderia ser mais uma aparição corriqueira do nosso satélite, mas não é. Hoje é noite de Lua Cheia e ela aparecerá muito maior no horizonte. Na realidade ela vai parecer muito grande!

À medida que as horas forem passando, porém, nosso astro da noite vai ficando cada vez mais alto e ao mesmo tempo menor. Isso também acontece com o Sol, as estrelas e os planetas. Todos, quando estão próximo ao horizonte, se parecem maiores. Mas por que isso acontece? Será algum fenômeno desconhecido que torna esses objetos maiores? Afinal, a Lua estará mesmo tão grande assim?

Antes de mais nada, é importante afirmar que essa ampliação não é real e só existe para o sistema sensorial humano formado pelos olhos e pelo cérebro.

Continua após a publicidade


Se duvida dessa afirmação, faça algumas fotografias desde o momento em que a Lua nasce até atingir o ponto mais alto no céu. Para poupar seu trabalho, olhe a cena abaixo, feita pelo fotógrafo Shay Stephens, de Seattle, nos EUA.

Ela mostra a Lua Cheia nascendo no final do ano de 2001. Todos os que olharam nesta noite para horizonte tiveram a mesma ilusão de que a Lua estava enorme ao nascer, mas na realidade ela nunca mudou de tamanho. Como a foto prova, o diâmetro do astro é sempre o mesmo, ao redor de 0.5 grau.


Então por que a vemos tão grande?
Inicialmente, não seria estranho supor que os raios luminosos vindos de um objeto no horizonte percorressem um caminho mais longo através da atmosfera. Quanto mais próximo do horizonte estivesse o objeto, maior seria o caminho percorrido pela luz, provocando refrações que fariam seu diâmetro aparente parecer maior. Essa seria uma boa dedução e explicaria inclusive a cor alaranjada dos objetos próximos ao horizonte, já que os raios de luz, ao atravessarem a densa atmosfera saturada de vapor e repleta de poeira, têm grande parte de seu espectro eletromagnético absorvido, com exceção dos comprimentos de onda próximos ao vermelho.

O problema é que isso não explica o diâmetro aparentemente maior dos objetos. Se medirmos o tamanho do Sol ou da Lua com instrumentos apropriados e precisos (como a foto acima), veremos que seus diâmetros não são maiores quando estão no horizonte. Pior que isso, constataríamos o oposto. Qualquer objeto sempre estará maior quanto mais próximo estiver de nós. Quanto mais acima de nossa cabeça, ou zênite, mais próximo estará.

Então, como se explica o fenômeno? Afinal, é inegável que o Sole e a Lua se parecem muito maiores no horizonte.


Ilusão de ótica
Como dissemos, é importante afirmar que essa ampliação não é real e só existe para o olho e cérebro humano. De acordo com o astrônomo Ronaldo Mourão, o fundo do céu tem papel fundamental nesta ilusão, nos causando a impressão de que a abóbada celeste não é uma semi-esfera, mas uma calota achada no zênite e que se estende em ângulo agudo até o horizonte. Essa ilusão é tão real que o próprio azul, nuvens, constelações, estrelas e planetas parecem incrustados na abóbada celeste.

A razão dessa impressão provém, sem qualquer dúvida, do fato de não existir nenhuma referência que nos permita estimar distâncias quando olhamos para cima de nossas cabeças. Ao contrário, porém, quando olhamos para o horizonte, nossos olhos contemplam os campos, bosques, montanhas, prédios, colinas e uma série de objetos que nos permite comparações e impressão de distâncias e afastamentos. Dessa forma, o céu no horizonte nos parece muito mais afastado do que no zênite.

Mourão explica que quando observamos o céu estrelado, projetamos, sem perceber, as estrelas e a Lua sobre essa abóbada celeste achatada por nossa imaginação. Essa ilusão não ocorre somente com a Lua, mas também com as constelações ou com o Sol, que parecem maiores e avermelhados no horizonte.


Ensine a todos
Agora que você já sabe que o tamanho real do Sol ou da Lua não muda quando estão próximos ao horizonte, reúna seus parente e amigos para ver a Lua Cheia dessa noite. Explique a eles o motivo. Com certeza você irá contribuir um pouco mais para aumentar o conhecimento sobre os fenômenos naturais, mesmo que eles não acreditem muito que aquela Lua enorme seja apenas uma ilusão!

Fotos: No topo, Lua Cheia sobre Manchester, Maryland, EUA. Crédito: Edmund E. Kasaitis. Acima, seqüência de fotogramas da Lua Cheia nascendo sobre Seattle, EUA. As fotos foram feitas com intervalos de 150 segundos. Crédito: Shay Stephens.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -