Procure no Apolo11
Segunda-feira, 11 dez 2006 - 08h28

Aquecimento global ameaça estaçoes de esqui na Europa

Enquanto na África os sinais das mudanças climáticas são evidentes e afeta diretamente a vida de milhares de pessoas, na Europa os efeitos provocadas pelo aquecimento global já atingem em cheio a população de alto poder aquisitivo.

A previsão para os próximos dias junto às estações de esqui é de temperaturas acima da média, o que deverá causar o derretimento da neve, essencial para a manutenção da indústria do turismo.

Empresários do ramo de esquiagem lutam para atrair os turistas e oferecem pacotes natalinos convidando os visitantes a fazer passeios e aproveitar o "outono prolongado", que teima em não deixar a região.

Continua após a publicidade


Ao contrário de encostas geladas, campos verdejantes saúdam os visitantes de algumas das mais populares estações de esqui.

O setor de roupas esportivas também luta para vender suas coleções de inverno. Os tradicionais cafés já recolhem as mesas ao ar livre por falta de clientes.

Os agricultores estão alarmados e temem a queda de safra. Enganadas pelas temperaturas fortemente elevadas, muitas plantas já começaram a florescer, e correm o risco de serem danificadas pela geada que deve ocorrer com a chegada do inverno.

A grande nogueira de Genebra, símbolo oficial da primavera e cujos primeiros botões são saudados como sinal do início da estação, começa a florescer. Na Suécia os cogumelos ainda estão sendo colhidos.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, dezembro começou com um nível notavelmente baixo de neve e nos Alpes não atinge um terço da média normal. Da Noruega ao Mediterrâneo as temperaturas estão 3ºC acima do normal.

Por toda a parte a pergunta é a mesma: o inverno europeu foi cancelado?

Foto: Paisagem mostra as região de Jungfrau, na região dos Alpes Suícos, no sul do país. Cortesia de Frank Liu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -