Quinta-feira, 17 nov 2005 - 06h27
O aquecimento do planeta terá como conseqüência a escassez de água em alguns territórios, pois afetará o fornecimento de glaciais e reservas de neve, segundo estudo publicado nesta quarta pela revista científica Nature.
O aquecimento planetário, provocado pela emissão de gases de efeito estufa por parte, sobretudo, de países ricos, alterará o ritmo natural de degelo e alterará as chuvas, o que terá efeitos na capacidade das represas e no fornecimento em determinadas épocas do ano. A ameaça é "clara" em certas partes do mundo, afirmam os cientistas. Eles alertam que as regiões com mais risco são a bacia do rio Reno, na Alemanha, zonas do Canadá e Peru, onde as glaciais diminuíram 25% nas últimas três décadas. O estudo, elaborado por especialistas do Instituto de Oceanografia Scripps da Universidade da Califórnia e de Washington, analisa as possíveis mudanças nos níveis de água e como elas afetarão os continentes. Os cientistas concluíram que o efeito estufa terá "conseqüências significativas" nas regiões mais ricas de gelo e neve e, eventualmente, perturbará o fornecimento de água.
A neve se acumulará menos no inverno e se degelará antes, na primavera, o que levará a necessidade de se revisar as infra-estruturas de reserva de água porque as represas não poderão conter o ciclo anual de neve e chuvas. Outro estudo também publicado hoje em Nature sustenta que os países ricos, principais emissores de gases nocivos, deveriam assumir sua responsabilidade nas tarefas de prevenção e ajudar os países pobres, sobretudo os africanos, que se verão muito afetados pelas mudanças que o vírus da malária experimentará. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se queres conduzir o povo, caminha atrás dele" - Lao Tsé -