Quarta-feira, 22 abr 2020 - 10h21
Por Rogério Leite
Assista ao vivo! SpaceX Lança novo trem de satélites Starlink
Dando continuidade à construção da maior rede espacial de acesso à internet, a SpaceX deverá colocar em orbita nesta quarta-feira à tarde mais um trem de 60 satélites da série StarLink. Isso significa que uma nova fileira de luzes poderá ser vista nos céus. Acompanhe o evento!
Além do lançamento do trem de satélites, que ocorrerá na segunda orbita, teremos também o pouso vertical do primeiro estágio propulsor do Falcon 9, previsto para acontecer 8 minutos depois do lançamento. Este será o 84º lançamento de um foguete do tipo Falcon 9, o que coloca a SpaceX na liderança de lançamentos do mesmo tipo de foguete, a frente do Atlas 5, com 83 lançamentos.
Veja abaixo os grupos e suas datas de lançamentos Grupo 0 - Lançado em 24 de maio de 2019 - Se encontram atualmente entre 440 km e 550 km de altitude. Antes de lançar os satélites Starlink, em fevereiro de 2018 a SpaceX colocou em orbita dois protótipos chamados Tintin A e Tintin B, que estão atualmente em orbita polar a 514 km de altitude.
Para vê-los, é preciso que passem sobre nós instantes antes da alvorada ou após o pôr do Sol, com o céu escuro. Para saber quando isso acontece é necessário uma ferramenta que informe esse momento, como site de rastreamento Satview.org, que permite rastrear e prever quando o trem Starlink será visível. A orbita dos satélites Starlinks é de 53 graus, o que significa que eles sempre orbitarão entre as latitudes norte e sul de 53 graus. Assim, qualquer observador situado dentro dessas latitudes poderá ver os LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire -