Procure no Apolo11
Quarta-feira, 22 abr 2020 - 10h21
Por Rogério Leite

Assista ao vivo! SpaceX Lança novo trem de satélites Starlink

Dando continuidade à construção da maior rede espacial de acesso à internet, a SpaceX deverá colocar em orbita nesta quarta-feira à tarde mais um trem de 60 satélites da série StarLink. Isso significa que uma nova fileira de luzes poderá ser vista nos céus. Acompanhe o evento!


O lançamento está previsto para às 16h37 pelo horário de Brasília, quando um foguete do tipo Falcon 9, também de fabricação da SpaceX, partirá do Kennedy Space Center, na Flórida. Os satélites Starlink serão liberados sequencialmente em orbita baixa 01h01m após o lançamento.

Além do lançamento do trem de satélites, que ocorrerá na segunda orbita, teremos também o pouso vertical do primeiro estágio propulsor do Falcon 9, previsto para acontecer 8 minutos depois do lançamento.

Continua após a publicidade


Este será o 84º lançamento de um foguete do tipo Falcon 9, o que coloca a SpaceX na liderança de lançamentos do mesmo tipo de foguete, a frente do Atlas 5, com 83 lançamentos.


Starlinks
Com o lançamento do sexto grupo de satélites (sétimo lançamento), a rede Starlink contabilizará 422 objetos na orbita da Terra. De acordo com a empresa, até 2025 serão lançados aproximadamente 30 mil objetos, o que permitirá fornecer internet em banda larga a qualquer lugar do planeta, inclusive os polos, onde a conexão de internet é extremamente precária.

Grupo de Starlinks
Embora este seja o sétimo lançamento da frota de Starlinks, o lançamento desta quarta-feira colocará em orbita o chamado grupo 6 da esquadra. Essa discrepância numérica acontece porque a SpaceX batizou informalmente o primeiro lote como "grupo 0", causando uma certa confusão numérica entre número de lançamento e o número do grupo.

Veja abaixo os grupos e suas datas de lançamentos

Grupo 0 - Lançado em 24 de maio de 2019 - Se encontram atualmente entre 440 km e 550 km de altitude.
Grupo 1 - Lançado em 11 de novembro de 2019 - Atualmente orbita a 550 km de altitude.
Grupo 2 - Lançado em 07 de janeiro de 2020 - Orbita a 550 km de altitude.
Grupo 3 - Lançado em 29 de janeiro de 2020 - Orbita a 550 km de altitude.
Grupo 4 - Lançado em 17 de fevereiro de 2020 - Orbita a 550 km de altitude.
Grupo 5 - Lançado em 18 de março de 2020 - Orbita a 550 km de altitude.

Antes de lançar os satélites Starlink, em fevereiro de 2018 a SpaceX colocou em orbita dois protótipos chamados Tintin A e Tintin B, que estão atualmente em orbita polar a 514 km de altitude.


Como ver o trem de satélites Starlink
Nas primeiras semanas após o lançamento, a frota de satélites Starlink está bastante coesa em altitudes inferiores a 350 km, o que permite que sejam observados, aqui da Terra, na forma de um trem de pontos luminosos. À medida que o tempo passa, os satélites vão se distanciando entre si, além de serem elevados propositalmente com o objetivo de atingirem a altitude nominal de operação.

Para vê-los, é preciso que passem sobre nós instantes antes da alvorada ou após o pôr do Sol, com o céu escuro. Para saber quando isso acontece é necessário uma ferramenta que informe esse momento, como site de rastreamento Satview.org, que permite rastrear e prever quando o trem Starlink será visível.

A orbita dos satélites Starlinks é de 53 graus, o que significa que eles sempre orbitarão entre as latitudes norte e sul de 53 graus. Assim, qualquer observador situado dentro dessas latitudes poderá ver os

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -