Sábado, 31 mar 2007 - 07h54

Asteróide passa a 3.2 milhões de quilômetros da Terra

Com a incrível velocidade de 65 mil quilômetros por hora, o asteróide 2006 VV2 atingiu na madrugada deste sábado, às 03h00, seu ponto de maior aproximação com nosso planeta. De acordo com dados fornecidos pelo JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a distância entre a Terra e o objeto foi de apenas 8.8 LD, aproximadamente 3.2 milhões de quilômetros, suficientemente próximo para ser sondado por pulsos de radar enviados pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

O asteróide também pode ser visto por astrônomos amadores, dotados de telescópios equipados com câmeras CCD. A imagem acima mostra uma dessas imagens, feitas pelo astrofotógrafo Robert Long, de Vado, New Mexico. A cena consiste em 17 frames com 60 segundos de exposição para cada um, e foi obtida com um telescópio de refrator de 3 polegadas acoplado à uma câmera CCD de baixo ruído. A seqüência mostra o asteróide 2006 VV2 cruzando o campo de visão da telescópio, com destaque para a galáxia em espiral M81, na cosntelação da Ursa Maior.

Após o momento de maior aproximação, o asteróide começou novamente a se afastar, mas ainda pode ser visto como um tênue brilho de magnitude 11, na constelação do Sextante, entre as constelações de Leão, onde se deu a máxima aproximação da madrugada, e Hydra.

As propriedades físicas do asteróide ainda são pouco conhecidas, mas sua magnitude absoluta de 16.6 sugere que tenha aproximadamente 2 km diâmetro.

Essa foi a maior aproximação de um corpo celeste com esta magnitude até o ano de 2036, quando o asteróide 1999 KW4, deverá se aproximar a apenas 6 LDs da Terra. 1 LD equivale a distância da Terra à Lua e é igual a 384 mil quilômetros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy