Procure no Apolo11
Domingo, 23 dez 2018 - 08h55
Por Rogério Leite

Atividade vulcânica provoca grande tsunami na Indonésia

Um possível deslizamento submarino abaixo da ilha Anak Krakatau, pode ter sido o responsável pelo violento tsunami que atingiu a Indonésia na noite de sábado, 22 de dezembro. Até a manhã de domingo as autoridades já contavam 160 mortos nas regiões próximas ao estreito de Sunda.


Tsunami na Indonesia pode ter sido provocado pela ilha de Anak Krakatau


De acordo com as primeiras informações, as áreas turísticas de Serang, Pandenglang e Lampung do Sul foram atingidas por duas ondas gigantes, sendo que o segundo impacto foi o mais devastador.

De acordo com Rahmat Triyono, especialista ligado à Agência Meteorológica da Indonésia, não houve qualquer possibilidade de emissão de alertas, já que o sistema de detecção não é capaz de perceber deslizamentos provocados por atividade vulcânica.

Continua após a publicidade


Causas do tsunami
Ainda é cedo para se afirmar com segurança o que motivou a geração das ondas gigantes, normalmente originadas do deslocamento causado por fortes terremotos. O que se sabe é que nas últimas semanas fortes explosões vulcânicas já haviam sido detectadas ao redor da ilha de Anak Krakatau e considerando o sentido das ondas do tsunami há grande possibilidade de ter ocorrido uma ruptura e deslizamento da parte submersa da ilha.


Krakatoa
Anak Krakatau, ou criança Krakatoa, é uma ilha vulcânica situada no estreito de Sunda, que emergiu da caldeira formada em 26 de agosto de 1883, após a mega erupção da ilha de Krakatoa. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros.

De acordo com registros climáticos e recentes estudos, a temperatura global decaiu 1 ºC em decorrência da grande quantidade de gases e partículas que foram lançados na atmosfera na ocasião da erupção.

Atualmente, a ilha vulcânica tem 324 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta 5 metros aproximadamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -