Procure no Apolo11
Quarta-feira, 19 mai 2021 - 11h27
Por Rogério Leite

Bombas de Ellerman são observadas na superfície do Sol

Logo após surgir no limbo do Sol, a mancha solar AR2824 passou a ser registrada fotograficamente e por diversas vezes apresentou um interessante fenômeno energético, caracterizado por intensos flashes de luz produzidos por violentas explosões nucleares.

Os registros vistos na imagem acima foram feitos em 17 de maio de 2021 pelo astrofísico Harald Paleske e mostram diversos flares brilhantes, causados pela liberação abrupta de energia na superfície do Sol.

Batizados de Bombas de Ellerman, cada um desses esses flares singulares liberam energia de aproximadamente 10^26 ergs, equivalente à detonação de centenas de milhares de bombas nucleares similar às usadas na Segunda Guerra mundial.

Continua após a publicidade


Essas explosões solares foram inicialmente estudadas por Ferdinand Ellerman a partir do início do século 20 e até hoje o processo de formação não é bem compreendido.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -