Sexta-feira, 3 mar 2017 - 11h33
Por Rogério Leite

Brasileiro registra lua Io emergindo de trás de Júpiter

Um espetacular vídeo feito pelo astrofotógrafo Avani Soares revela o alto nível de competência alcançado pelos astrônomos amadores brasileiros. O registro é um primor de qualidade, que rivaliza com cenas feitas pelos telescópios espaciais.

Io surgindo de trás de Jupiter
Clique na foto para ver a Lua Io emergindo de trás de Júpiter.

O vídeo foi criado após o processamento de mais de 10 mil frames registrados entre às 02h03 e 02h59 do dia 24 de fevereiro de 2017, a partir da cidade de Quintão, RS.

A cena mostra parte da rotação do planeta Júpiter, acompanhada do surgimento da lua Io, uma dos quatro principais satélites de Júpiter, conhecidos como luas de Galileu.

Para o registro Soares usou um telescópio Celestron C8, bastante popular entre os amadores, acoplado a uma câmera rápida e um filtro de luminância.

Embora a cena mostrada seja um primor de qualidade técnica, não é no registro de Júpiter que Avaní é reconhecido entre os astrofotógrafos. Sua maior especialidade são os registros lunares, tendo inclusive descoberto diversas feições não catalogadas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe