Terça-feira, 28 jul 2009 - 07h22
A nave russa Progress M-67 foi lançada com sucesso na última sexta-feira (24) da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento do foguete Soyuz-U ocorreu às 14h56, no horário local de Moscou. Nove minutos depois, o cargueiro Progress entrou em órbita a uma altura de 200 km e iniciou seu voo autônomo para a plataforma orbital. A Progress viajará por cinco dias estendendo a viagem, que normalmente seria de dois dias. A medida foi necessária, pois o ônibus espacial Endeavour ainda está preso à plataforma orbital. Nenhum acoplamento deve ser feito enquanto houver outra nave na ISS.
O cargueiro leva à tripulação da ISS mantimentos como água, comida, oxigênio, combustível e equipamentos científicos, totalizando 2,5 toneladas. Segundo a programação, seu acoplamento à Estação Espacial Internacional está previsto para a próxima quarta-feira, dia 29, às 15h16 em Moscou (08h16, em Brasília). A Progress M-67 será a terceira nave de carga a se acoplar à ISS este ano e a última deste modelo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Anarquismo é a única filosofia que leva o homem ao conhecimento de si mesmo" - Emma Goldman -