Quarta-feira, 26 ago 2009 - 11h56

China promete evitar chuva em celebração nacional em Pequim

O governo chinês anunciou que pretende interferir no clima sobre áreas de Pequim no próximo dia primeiro de outubro, durante as festas de comemorações do aniversário de 60 anos da República Popular da China.


Clique para ampliar

A intenção é evitar a ocorrência de chuva no momento do grande desfile militar que irá acontecer na capital chinesa. Segundo o Escritório de Modificação Meteorológica de Pequim, serão utilizadas algumas medidas artificiais para dispersas as nuvens de chuva.

"Os arquivos históricos para o Dia Nacional nas últimas três décadas indicam uma probabilidade de precipitação de 30%”, explicou Guo Hu, chefe da empresa de Meteorologia da China.

Esta não é a primeira vez que esse tipo de artifício é utilizado. Pequim já aplicou práticas similares na festa de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, quando disparou 1.104 foguetes com produtos químicos de 21 pontos da capital para dispersar as nuvens.

Zhang Qiang, subdiretor do Escritório admite que o sistema funciona bem em uma área restrita e pontual, mas reconhece que não é possível uma interferência no clima global, no caso do combate às mudanças climáticas.


Foto: Nuvem do tipo Cumulus Nimbus, responsáveis pelas tempestades de forte intensidade. Crédito: Wikimedia Commons.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson