Quinta-feira, 19 ago 2010 - 09h42

China termina primeiro módulo de sua estação espacial

Além do desenvolvimento econômico sem precedentes, a China também se mostra bastante empenhada no campo da exploração espacial e nesta semana deu um importante passo nesse sentido. Em comunicado oficial o país anunciou o término da construção do primeiro módulo espacial não tripulado, Tiangong-1 que pesa 8,5 toneladas, e que será o coração da futura Estação Espacial Chinesa.

Concepção artísitica da Estação Espacial Chinesa
Clique para ampliar

Entretanto, diferente dos países ocidentais, até o momento o país não se mostrou aberto para a participação de outras potências espaciais em seu projeto. Diferente da ISS que envolve programas das agências Canadense, Europeia, Japonesa, Russa e dos Estados Unidos, a estação espacial chinesa será comandada a princípio apenas pela China.

Testes mecânicos e térmicos estão sendo realizados para que o módulo seja colocado em órbita já no que vem. O foguete que será usado será o Longa Marcha II-F, que vai sofrer alterações para conseguir carregar o módulo ao espaço. Na sequência, a nave espacial Shenzhou 8 deverá se conectar ao Tiangong-1, no segundo semestre de 2011.

O nome escolhido para a estação, Tiangong-1, significa “Palácio Celestial” em mandarim.

Módulo Tiangong-1 da estação espacial Chinesa

Além dos testes estruturais, a agência espacial chinesa, CNSA, também está treinando os astronautas que participarão da primeira tripulação da estação, entre eles duas mulheres. Os trabalhos iniciais deverão ser direcionados à preparação de acoplamento entre o módulo Tiangong-1 e outras partes da futura estação.

Segundo a agência estatal chinesa, Xinhua, mais dois veículos espaciais, a Shenzhou-9 e Shenzhou-10 deverão ser lançados em 2012, também para acoplamento com o módulo Tiangong-1.

O programa espacial chinês não para por aí. Em outubro de desse ano (2010) a China pretende lançar uma segunda sonda em direção à Lua e ja pensa em um pouso lunar não tripulado para daqui a dois anos. Em 2017, o passo será maior e o país propõe uma possível missão com astronautas à Lua.


Artes: No topo, imagem simula o acoplamento da nave espacial Shenzhou 8 ao módulo Tiangong-1. Acima, parte da construção do módulo Tiangong-1, o principal bloco que dará início a construção da estação espacial da China. Crédito: CCTV.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel