Segunda-feira, 17 fev 2020 - 09h31
Por Rogério Leite

Cientistas brasileiros registram temperatura recorde na Antártida

Alguns dias após a Antártida continental ter atingido uma temperatura recorde de 18.3°C, novas observações feitas por brasileiros apontaram para um novo valor realmente surpreendente de 20.75 °C, considerada a maior temperatura já registrada no continente gelado em todos os tempos.

Pôr do Sol em Port Charcot, Antártida. Crédito: Phillip Salveter/ShutterStock
Pôr do Sol em Port Charcot, Antártida. Crédito: Phillip Salveter/ShutterStock

O registro histórico foi observado na Ilha Seymour, na Antártida Ocidental, em 9 de fevereiro de 2020 e foi reportado pela equipe de pesquisadores brasileiros que monitoram a climatologia da ilha. De acordo com o pesquisador Carlos Schaefer, ligado à Universidade de Viçosa, o novo recorde é simplesmente “incrível e anormal”.

"Estamos observando uma tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca tínhamos visto algo tão grande", disse Schaefer ao jornal britânico The Guardian.


Antes de serem confirmado, os valores registrados ainda precisam ser confirmados pela Sociedade Meteorológica Mundial (OMM) antes de serem considerados oficiais. Se estiverem corretos, deverá superar o recorde anterior de 19.8 °C, observado na ilha de Signy, Antártida não continental, em janeiro de 1982.

Ilha de Seymour, na Antártida ocidental. Ali, em 9 de fevereiro de 2020 foi registrada a maior temperatura para o continente gelado, de 20.75 ºC.<BR>
Ilha de Seymour, na Antártida ocidental. Ali, em 9 de fevereiro de 2020 foi registrada a maior temperatura para o continente gelado, de 20.75 ºC.

Antes do valor de 20.75°C, a temperatura recorde ainda não confirmada foi medida na base argentina Esperanza, no extremo norte da península Antártica em 6 de fevereiro.


Temperaturas na Antártida
A Antártida é um continente colossal de 14 milhões de quilômetros quadrados que possui grandes variações de temperatura em sua faixa geográfica. A temperatura média anual varia de cerca de -10°C na costa antártica a -60 °C nos pontos mais distantes, próximos aos polos.

A menor temperatura do mundo, -93.2 °C, foi registrada na Antártida entre Dome Argurs e Dome Fuji, no dia 10 de agosto de 2010.


É o Aquecimento Global?

A anomalia observada na Antártida recentemente não deve ser entendida como efeito direto do Aquecimento Global, que é uma tendência climática de longo prazo, e sim como um evento momentâneo e pontual.


Ao que tudo indica, o registro parece estar associado, a curto prazo, ao que os cientistas chamam de evento regional de "Foehn", que é caracterizado por um rápido aquecimento do ar que desce uma ladeira ou montanha.

Apesar dessa anomalia não estar ligada às mudanças Climáticas, a tendência mais ampla de aquecimento é clara na Antártica e também em outros lugares do globo. Em julho de 2019, por exemplo, uma cidade no norte da Suécia atingiu 34,8 °C, estabelecendo o recorde de temperatura mais alta já registrada dentro do Círculo Polar Ártico.

Além disso, janeiro de 2020 foi o janeiro mais quente já registrado na Terra, com as temperaturas globais de superfície e oceânica mais altas desde o início dos registros, iniciados em 1880.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"O esforço por reunir ação e sabedoria poucas vezes tem exito, e dura pouco. - A. Einstein -