Sexta-feira, 12 mar 2010 - 10h52

Cientistas divulgam imagem rara captada em eclipse total do Sol

Uma belíssima imagem registrada durante o último eclipse total do Sol foi divulgada esta semana por cientistas da Universidade de Tecnologia de Brno, na República Checa. O fenômeno ocorreu em julho de 2009 nas Ilhas Marshall, na Micronésia, no Oceano Pacífico.

Eclipse solar
Clique para ampliar

Na imagem a radiação da superfície solar aparece esfumaçada como uma névoa envolvendo a sombra da Lua, no exato momento que esta encobre completamente o disco do sol durante o eclipse total.

Os pesquisadores estudam a sombra que se forma em volta da Lua com o objetivo de observar as mudanças no material que compõe a coroa solar. Essa região é dez mais densa que o centro do Sol, produzindo cerca de um milionésimo de luz e por isso só possível de ser vista quando é ressaltada durante um eclipse.

A coroa se estende por mais de um milhão de quilômetros do Sol e é 200 vezes mais quente que a superfície da estrela. Há anos esse campo é objeto de estudo pelos cientistas.

O professor Miloslav Druckmuller, autor da foto falou com entusiasmo dos resultados. "Mesmo que o motivo para tirar as fotografias tenha sido a ciência, o resultado mostra a enorme beleza da natureza", afirmou Druckmuller ao jornal britânico Telegraph.

O próximo eclipse total do Sol acontecerá no dia 11 de julho desde ano. De acordo com informações da agência espacial americana (Nasa), o fenômeno será visível apenas numa faixa estreita que atravessa o hemisfério sul da Terra. As Ilhas Cook e a Ilha de Páscoa, no Pacífico Sul, poderão ver o eclipse total que vai terminar depois de atingir o sul do Chile e da Argentina.


Foto: Imagem captada durante o eclipse total do sol em julho de 2009 nas Ilhas Marshall, na Micronésia, no Oceano Pacífico. A radiação da superfície solar aparece esfumaçada como uma névoa envolvendo a sombra da Lua. Crédito: Universidade de Tecnologia de Brno, República Tcheca.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy