Segunda-feira, 30 abr 2007 - 10h06
Cinzas de astro de Jornada nas Estrelas são lançadas ao espaço
Ainda era manhã no sul do deserto do Novo México, EUA, quando Suzan Cooper e Wende Doohan acionaram o comando de lançamento de um pequeno foguete. As chamas e o estampido característicos do lançamento foram vistos e ouvidos e a missão teve início. A bordo do foguete, armazenada em pequenos cilindros, uma importante carga que seria lançada ao espaço.
O lançamento, comandado pela empresa Up Aerospace ocorreu no sábado (28 de abril) e foi o primeiro a ser feito a partir do Spaceport America, um centro de lançamentos comercial construído em pleno deserto do Novo México. Como o vôo era suborbital, após a missão o foguete retornou à Terra através de um pára-quedas e recuperado em seguida. Para colocar os restos mortais em órbita os familiares de Cooper e Doohan pagaram 495 dólares.
Charles Chafer, da empresa Celestia, que cuida dos procedimentos de envio de restos mortais ao espaço, disse que no somente no último mês mais de 11 mil condolências foram enviadas por fãs de Dooham. Todas as mensagens foram gravadas em um CD e enviadas ao espaço junto aos restos mortais do astro. Outro interessado em criar uma companhia de turismo espacial é o bilionário inglês Richard Branson, da Virgin Aerospace. Para isso Branson quer construir suas instalações também no Novo México em parceria com Spaceport America.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A crueldade é um dos prazeres mais antigos da espécie humana" - Nietzsche -