Segunda-feira, 30 abr 2007 - 10h06

Cinzas de astro de Jornada nas Estrelas são lançadas ao espaço

Ainda era manhã no sul do deserto do Novo México, EUA, quando Suzan Cooper e Wende Doohan acionaram o comando de lançamento de um pequeno foguete. As chamas e o estampido característicos do lançamento foram vistos e ouvidos e a missão teve início. A bordo do foguete, armazenada em pequenos cilindros, uma importante carga que seria lançada ao espaço.

Este poderia ser mais um dos milhares de lançamentos feitos nos EUA, se não fosse por um detalhe: uma das cargas era nada mais que as cinzas do ator James Doohan, que durante anos interpretou o papel do "engenheiro Scotty", na série Jornada nas Estrelas. A outra carga continha as cinzas de outra lenda norte-americana, o astronauta Gordon Cooper, um dos primeiros homens a pilotar uma nave tripulada.

O lançamento, comandado pela empresa Up Aerospace ocorreu no sábado (28 de abril) e foi o primeiro a ser feito a partir do Spaceport America, um centro de lançamentos comercial construído em pleno deserto do Novo México. Como o vôo era suborbital, após a missão o foguete retornou à Terra através de um pára-quedas e recuperado em seguida.

Para colocar os restos mortais em órbita os familiares de Cooper e Doohan pagaram 495 dólares.

Após o lançamento, marcado por muita emoção e salva de palmas, Wende Doohan, esposa de "Scotty", disse que, a exemplo de Gene Roddenberry, seu marido também gostaria que suas cinzas fossem espalhadas no espaço. Roddenberry foi o criador de Jornada nas Estrelas e suas cinzas foram lançadas ao espaço em 1997.

Charles Chafer, da empresa Celestia, que cuida dos procedimentos de envio de restos mortais ao espaço, disse que no somente no último mês mais de 11 mil condolências foram enviadas por fãs de Dooham. Todas as mensagens foram gravadas em um CD e enviadas ao espaço junto aos restos mortais do astro.


Espaçoportos
Os espaçoportos, como são chamados os pequenos centros de lançamento privados nos EUA, não param de crescer. A base de lançamento do Spaceport America, de onde partiu o vôo de sábado, é uma pequena armação de concreto de 10x30 metros, localizado 100 quilômetros ao norte de Las Cruces.

O negócio dos lançamentos privados também vem atraindo a atenção de milionários. Recentemente, Jeff Bezos, um dos fundadores da Amazon.com anunciou a construção de um espaçoporto ao norte de Van Horn, no Texas. A idéia é transformar a Bezos' Blue Origin, nome da empresa de Bezos, em uma empresa de turismo espacial.

Outro interessado em criar uma companhia de turismo espacial é o bilionário inglês Richard Branson, da Virgin Aerospace. Para isso Branson quer construir suas instalações também no Novo México em parceria com Spaceport America.


Fotos: No topo da página o ator James Doohan, que durante anos interpretou o papel do "engenheiro Scotty", na série Jornada nas Estrelas. Na segunda imagem o astronauta Gordon cooper, pioneiro dos vôos espaciais tripulados. Por último, detalhe das instalaçoes do espaçoporto da UP Aerospace.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago