Segunda-feira, 12 set 2005 - 06h47
Com rajadas de 155 km/h, furacão Ophelia chega à costa americana
Imagens de satélites mostram que as bandas externas do furacão Ophelia tocam, neste momento, a costa norte-americana próximo às Carolinas. Avisos de furacão estão em efeito para toda a costa sudeste dos EUA, desde o norte da praia de Edisto, na Carolina do Sul até o Cabo Lookout na Carolina do Norte.
Alertado pela possiblidade de alagamentos, o governador Mike Easley enviou 200 soldados da Guarda Nacional aos centros de treinamento do leste da Carolina do Norte e ordenou a evacuação imediata dos turistas que visitam a ilha de Ocracoke, próximo à costa. A ilha só pode ser acessa através de ferry-boats. Os residentes na ilha podem permanecer no local. Às 06h00, O Centro Nacional de Furacões, NHC, informava em seu boletim número 24, que o olho do furacão Ophelia localizava-se sobre as coordenadas 31.3 N e 76.7 W, ou aproximadamente a 350 km a este-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul e a 440 km a sul-sudoeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.
Ophelia move-se em sentido oeste a 5 km/h e um gradual giro em sentido noroeste é esperado durante às próximas 24 horas. Os ventos máximos produzidos pelo sistema estão sustentados em 128 km/h com rajadas que alcançam até 155 km/h. Isso faz de Ophelia um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. De acordo com dados coletados essa manhã por um avião de reconhecimento, a pressão barométrica no olho da tormenta é de 985 hPa (hectoPascal). Segundo o NHC, pesadas chuvas devem começar a atingir partes da costa nordeste da Carolina do Sul e sudeste da Carolina do Norte ainda hoje à noite ou na madrugada de terça-feira.
Veja abaixo como se forma um furacão
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, nada serei" - 1 Coríntios 13,1 -