Procure no Apolo11
Quarta-feira, 8 ago 2007 - 09h57

Com transmissão ao vivo, Endeavour vai ao espaço!

Já está tudo pronto para o lançamento do ônibus espacial Endeavour, com destino à Estação Espacial internacional. O evento ocorre hoje a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 19h36 pelo horário de Brasília e poderá ser acompanhado ao vivo aqui no Apolochannel .

Em comunicado oficial, os diretores de vôo da Nasa confirmaram que a contagem regressiva continua conforme o planejado. As previsões meteorológicas também são animadoras e segundo a meteorologista-chefe Kathy Winters, militar responsável pelas análises e previsões do tempo na área do lançamento, existem apenas 20% de chances de chuvas isoladas nas adjacências da plataforma. Segundo a especialista, o tempo não deve impedir o evento.

A missão, oficialmente batizada de STS-118, será a primeira em que participará a astronauta Barbara Morgan, uma professora que há mais de vinte anos passou a integrar a equipe de astronautas da Nasa. A primeira-dama dos EUA, Laura Bush, que também é professora, telefonou ontem para a astronauta, dando os cumprimentos e agradecendo sua dedicação ao programa espacial e à educação científica norte-americana

Continua após a publicidade



Checagens
Na segunda-feira à noite os especialistas finalizaram a checagem dos três motores principais do Endeavour. Além dos foguetes, também foram inspecionados os sistemas hidráulicos e hoje será a vez dos instrumentos de bordo.

O preenchimento do tanque externo de combustível, com 1.5 milhões de litros hidrogênio e oxigênio em estado líquido, está previsto para começar às 13h36 pelo horário de Brasília, logo após a evacuação do pessoal da área próximo à plataforma.

Três horas antes da ignição dos motores, os engenheiros realizarão os últimos testes e medidas do sistema de vôo inercial, baseado em giroscópios. Neste mesmo instante estará ocorrendo o alinhamento das antenas de rastreio localizadas na ilha de Merrit, próxima à plataforma de Cabo Canaveral, na Flórida. Também serão realizados os testes de comunicação entre os astronautas, dentro da cabine, com o centro de controle de lançamentos, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida e com o centro de controle da missão, no Centro Espacial Johnson, localizado em Houston, no Texas.

Uma vez lançado ao espaço, o ônibus espacial deverá permanecer entre sete e dez dias orbitando a Terra, acoplado à Estação Espacial Internacional, ISS. De acordo com o cronograma, o acoplamento entre as duas naves ocorrerá sexta-feira, dia 10, às 14h53, no horário brasileiro. Mapas de rastreio mostram que o evento será sobre o oceano Pacífico, acima das coordenadas 30.85 S e 163.07 E, a leste da costa oriental da Austrália.

O cronograma também mostra que haverá pelo menos quatro atividades extra-veiculares (caminhadas no espaço). Uma dessas caminhadas será feita para substituir um dos giroscópios da estação espacial, necessário para manter o complexo estabilizado. Outras caminhadas serão feitas para preparar a estação, com o objetivo de receber os novos laboratórios construídos pela Europa e pelo Japão.

Este é o primeiro vôo da Endeavour em mais de cinco anos, que foi modificada para que seus sistemas elétricos possam receber energia da estação espacial, d permitir ao ônibus maior autonomia no espaço.

Apolochannel: Clique aqui e assista todos os momentos, desde os preparativos até o lançamento!

Fotos: No topo, ônibus espacial Endeavour aguarda o momento de lançamento na plataforma 39-A, em Cabo Canaveral, na Flórida. Acima, gráfico de rastreio mostrando a posição de acoplamento, previsto para a tarde de sexta-feira, dia 10 de agosto. clique sobre a foto da Endeavour para vê-la em máxima resolução.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -