Quinta-feira, 26 set 2024 - 10h31
Por Rogério Leite
Mesmo com o céu dominado pela intensa fumaça das queimadas, ainda é possível encontrar prazer ao olhar pra cima. E não estamos falando da Lua ou o Sol amarelado que sofrem para dar as caras, mas do belo cometa C/2023 A3, que ainda pode ser visto e fotografado até mesmo nos céus mais poluídos das metrópoles.
Cometa A3 Tsuchinshan-ATLAS registrado sobre Nova Friburgo, RJ, em 25 de setembro de 2024. Registro feito com Câmera Fuji XT 5, com ISO 1600, f/3.6, 2s de exposição e DF=140mm. Crédito: Pedro Bessa. Nomeado oficialmente como C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, o cometa é facilmente observável por meio de binóculos instantes antes do Sol nascer e poderá até mesmo ser visto a olho nu na manhã de 27 de setembro, quando deverá atingir o periélio, ou seja, a maior aproximação do Sol. Em 26 de setembro de 2024, o objeto se encontrava a 143.7 milhões de km da Terra e a 58.7 milhões de km do Sol, brilhando forte na magnitude 3.98, mas deve atingir 3.8 na pré-manhã de sexta-feira, lembrando que quanto menor a magnitude, maior o brilho de um objeto.
C/2023 A3 foi descoberto em 9 de janeiro de 2023 por meio do Observatório Astronômico Zijinshan, situado na chamada Montanha Púrpura, na China e desde sua descoberta seu brilho é cada vez mais intenso devido à proximidade com o Sol. Estima-se que seu núcleo tenha 10 km de diâmetro e sua cauda se estenda por mais de 6.9 milhões de km.
Carta celeste mostra onde encontrar o cometa C/2023 A3 Atlas. Embora o brilho do objeto seja forte o suficiente para ser observado a olho nu, diversos fatores podem impedir que isso seja feito com facilidade. O maior empecilho é a grande poluição causada pela fumaça dos incêndios florestais, que simplesmente bloqueiam a luz cometária. Além disso, são necessários um bom binóculos e conhecimento do céu para saber onde olhar. Fotografar C/2023 A3 é um pouco mais fácil, mas é fundamental um tripé e uma câmera com boa qualidade de zoom médio ou baixo e capacidade de fazer fotos com tempo de exposição entre 5 e 10 segundos. Bons céus! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Ouro, s.m: Um metal amarelo vastamente apreciado por sua utilidade nas diversas formas de roubo chamado comércio" - Ambrose Bierce -