Quarta-feira, 16 dez 2020 - 09h16
Por Rogério Leite
Depois do eclipse, agora é vez da Estrela de Belém brilhar no céu
Na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, o céu será novamente o palco de um evento astronômico muito raro, que promete chamar a atenção em todo o planeta. Estamos falando da conjunção planetária entre Júpiter e Saturno, que desde 1226 não ficavam tão próximos. Na ocasião, essa ocasião foi chamada de Estrela de Belém.
![]() Carta Celeste mostra a posição de Júpiter e Saturno no dia da Grande Conjunção de 21 de dezembro de 2020.
Na noite de 21 de dezembro, Júpiter e Saturno ficarão tão próximos um do outro que, dependendo do horário, parecerão um único ponto brilhante no céu. Cálculos astronômicos mostram que uma aproximação tão grande só aconteceu nos anos de 1226 e 1630. Em 4 de março de 1226, ainda na Idade Média, a aproximação foi tamanha que os antigos a chamaram de "Estrela de Belém". ![]() Posição dos astros durante a Grande Conjunção de 21 de dezembro de 2020. Repare a diminuta separação angular entre os planetas, de apenas 6 minutos angulares.
Por estarem baixos no horizonte e próximos ao poente, a observação estará um pouco sacrificada, mas ainda assim poderá ser apreciada por diversos minutos até que os astros toque o horizonte.
Então, aproveite. Seu bisavô não viu algo tão fantástico e provavelmente nós também não veremos mais. A hora é agora, olho no céu! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire -