Quarta-feira, 12 abr 2006 - 09h31
Elevação dos oceanos ameaça Ilha de Marajo
Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, divulgaram nesta semana que um eventual aumento do nível do mar, causado pela elevação global das temperaturas, pode fazer desaparecer grande parte da Ilha de Marajó, no Estado do Pará.
![]() Segundo o estudo realizado, dois metros de aumento na elevação dos ocenaos seriam suficientes para inundar 28% da ilha. Se a elevação alcançar 6 metros, 36% ficariam submersos. O estudo foi feito pela Divisão de Sensoriamento Remoto do instituto, utilizando imagens de satélite Landsat (foto acima) Recentes estudos divulgados pela revista Science, sobre mudanças climáticas, mostram que o nível dos oceanos está subindo mais rápido do que o calculado.
Para calcular o nível de inundação, os pesquisadores Márcio de Morrison Valeriano e Dilce de Fátima Rossetti se basearam em trabalhos anteriores, que foram simulados usando a Ilha de Marajó, que tem altitude muito baixa,principalmente na costa leste. Até agora, as simulações mostram que a Ilhasofrerá uma rápida mudança de sua topografia de superfície já nos primeiros metros de elevação do mar. A avaliação é do pesquisador Márcio de Morrison Valeriano. De acordo com Paulo Roberto Martini e Oton Barros,que participam do trabalho,a análise desta região foi possível devido à ausência de cobertura vegetal ou contruções. Os pesquisadores usaram em seu trabalho informações coletadas pelo equipamento SRTM, um radar topográfico a bordo dos ônibus espaciais, LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -