Procure no Apolo11
Quinta-feira, 9 fev 2023 - 11h06
Por Rogério Leite

Encontre o cometa verde C/2022 E3 ZTF. Nunca foi tão fácil!

Situado entre duas grandes estrelas e o planeta Marte, a busca visual pelo cometa C/2022 E3 ZTF, também chamado de Cometa Verde, nunca foi tão fácil. O cometa está facilmente disponível no horizonte norte nas primeiras horas após o anoitecer, mas encontra-lo não é tarefa para amadores.

Carta Celeste mostra a posição do cometa C/2022 E3 ZTF entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2023, entre 20 e 22 horas.
Carta Celeste mostra a posição do cometa C/2022 E3 ZTF entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2023, entre 20 e 22 horas.

Quando o assunto é observar cometas, não se iluda. Assim como todos os objetos difusos do céu noturno, encontrar o cometa C/2022 E3 ZTF não é uma tarefa fácil. O objeto tem brilho muito fraco e para encontra-lo você vai precisar de um céu muito escuro e um bom par de binóculos.

Durante alguns dias, C/2022 E3 ZTF estará disponível no quadrante Norte do céu noturno entre as 20 e 22 horas e como facilitador por sua busca visual estará se movendo próximo ao planeta Marte e estrela Aldebaran e bem mais embaixo a estrela Capella.

Continua após a publicidade



Binóculos e Fotografias
É importante lembrar que nestes dias o cometa estará próximo à magnitude 6,8, muito menos brilhante que o possível de ser observado a olho, portanto um binóculo e céu escuro são fundamentais para sua observação. Entretanto, registros fotográficos de longa exposição, da ordem de 20 a 30 segundos deverão revelar a presença do cometa, mesmo que a olho nu você nada veja. É importante também o uso de tripé.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -