Procure no Apolo11
Segunda-feira, 23 mar 2020 - 10h00
Por Rogério Leite

Está em isolamento? Então olhe para o céu!

Nestes tempos difíceis, em que a natureza nos obriga a ficarmos confinados dentro de nossos lares, uma boa ideia para passar o tempo é olhar para o céu. Observar planetas e estrelas é um passatempo agradável e instrutivo, que pode ajudar a enfrentar os longos tempos que ficaremos em casa.

Olhe para o céu!
Olhe para o céu!


Bem de manhazinha
Atualmente, o planeta Mercúrio está em sua elongação máxima e pode ser visto até alguns instantes antes de o Sol nascer. Elongação máxima é um termo astronômico que significa a maior separação entre um astro e Sol. No caso de Mercúrio, significa que ele está no momento de maior afastamento visual do Sol o que nos permite vê-lo com maior facilidade, já que a luz da estrela não interfere nas observações.

Carta celeste mostra onde encontrar o planeta Mercúrio. Olhe para o céu!
Carta celeste mostra onde encontrar o planeta Mercúrio. Olhe para o céu!

Continua após a publicidade


Observando Mercúrio
Nos próximos dias, Mercúrio nasce no horizonte leste cerca de duas horas antes do Sol, mais ou menos às 04h00 na região Sudeste do Brasil.
O melhor momento para vê-lo é entre às 04h40 e 05h40, momento em que os primeiros raios de Sol começam a ofuscar o brilho mercuriano.
Encontrar Mercúrio é bem fácil. É só olhar na direção leste (o mesmo quadrante onde nasce o Sol) e localize o pontinho mais brilhante ligeiramente acima do horizonte. A carta celeste ajudará a encontra-lo!


Ao entardecer, Vênus
Outro astro que está próximo da elongação máxima é o planeta Vênus, que diferentemente de Mercúrio, pode ser visto instantes antes de o Sol se pôr.

Carta Celeste mostra a localização planeta Vênus antes do por do Sol. Olhe para o céu!
Carta Celeste mostra a localização planeta Vênus antes do por do Sol. Olhe para o céu!

Depois do Sole da Lua, Vênus é o objeto que mais brilha no firmamento e encontra-lo será mais fácil que Mercúrio.

Para encontrar Vênus, olhe para o lado que o Sol se põe (quadrante oeste) a partir das 18h30. Neste momento o Sol já deverá estar abaixo do horizonte na maior parte do país. Se ainda não estiver, espere um pouquinho.

Vênus poderá ser encontrado à esquerda, cerca de 45 graus, do ponto onde o Sol se pôs e à medida que o céu escurece fica ainda mais fácil vê-lo. Novamente, se oriente pela carta celeste acima.

Ensine as crianças
É isso, pessoal.
Com um pouco de criatividade e interesse podemos conviver com esse momento raro em nosso história recente. Se você tem crianças em casa, mostre a elas o céu. Fale sobre os planetas e estrelas. Lhes explique que os pontinhos brilhantes são estrelas iguais ao nosso Sol e que estão brilhando há muito, muito tempo!

Bons céus a todos!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -