Quarta-feira, 19 mar 2008 - 10h30

Estação Espacial: atividades robóticas são destaques no espaço

Nesta terça-feira (18/mar), em um dia onde as atividades robóticas foram o destaque, o braço canadense Dextre foi definitivamente conectado aos circuitos de alimentação e dados do módulo norte-americano Destiny. O novo braço robótico é o elemento final do Sistema Móvel de Serviço da ISS, Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a 350 quilômetros de altitude.

Durante a tarefa de conexões, Dextre permaneceu fixo em sua posição pelo atual braço robotizado da ISS, Canadarm 2, que também moveu o container de viagem de Dextre de volta ao compartimento de carga da Endeavour, para ser trazido de volta à Terra.

A montagem final do braço foi finalizada no último domingo, 16 de março, pelos especialistas Rick Linnehan e Mike Foreman, durante a segunda caminhada espacial (EVA, ou atividade extraveicular) da missão STS-123.

Após o trabalho de conexão, as equipes da ISS e da Endeavour imediatamente iniciaram os preparativos dos equipamentos que serão usados durante a quarta atividade extraveicular, programada para iniciar nesta quinta-feira às 19h28, com término previsto para 01h48 da sexta-feira. A caminhada ocorrerá entre as órbitas 154 e 158 e poderá ser acompanhada ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Os horários estão no Horário de Brasília.

Durante a atividade extraveicular, os astronautas Foreman e Robert Behnken deverão substituir um dos módulos remotos de potência de um dos guindastes da ISS e efetuar uma demonstração de reparo das placas de isolamento térmico dos ônibus espaciais.

Vídeo
Veja abaixo alguns momentos do terceiro passeio espacial entre os dias 17 e 18 de março.


No Brasil
Alguns minutos antes do início dos trabalhos na quinta-feira, a ISS estará cruzando o céu do Brasil e poderá ser vista à vista desarmada com muita facilidade sobre os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará por volta das 19h08.

Em algumas localidades da Região Centro-Oeste a nave poderá ser vista 1 ou 2 minutos antes. Para saber se a estação estará visível sobe sua cidade, clique aqui e consulte nosso aplicativo What´s up, que mostra os melhores horários de visibilidade da ISS para qualquer cidade do Brasil.

Para seguir a ISS utilize nosso sistema de rastreio on line .

Artes: No topo, flutuando devido à microgravidade, o astronauta Mike Foreman lê atentamente as instruções do checklist. Acima, gráfico mostra a passagem da ISS sobre o Brasil nesta quinta-feira dia 20.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês