Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Sexta-feira, 26 dez 2008 - 17h38

Estudo aponta possibilidade de vida em lua de Júpiter

Um estudo divulgado pela Universidade de Washington se mostra contrário à idéia de que os oceanos escondidos de Europa, umas das luas de Júpiter, são calmos.

Robert Tyler, oceanógrafo da Universidade utilizou simulações de computadores para mostrar que os efeitos de Júpiter em sua lua Europa podem sim, funcionar de um modo diferente.

A força do planeta é tão intensa que pela simulação poderia produzir perturbações enormes nos oceanos presos sob o gelo, ao invés de apenas pressionar as partes sólidas da lua.

Essas ondas poderiam ser os veículos primários de distribuição de energia, como calor, ao longo da lua. O novo estudo reforça a hipótese de um maior potencial para a existência de vida.

"De repente, toda a nossa concepção se volta para a energia dos oceanos que se movimentam sob o gelo", disse Tyler. "Considero o caso específico de Europa, mas os resultados gerais se aplicam igualmente a outras luas com possíveis oceanos”, completou.

Tyler é o primeiro a sugerir que Europa, como a Terra, pode dissipar a maior parte das pressões de marés em ondas oceânicas.

Foto: Europa, vista pela nave Galileu, no dia 7 de setembro de 1996 a 677 mil quilômetros de distância. A lua tem aproximadamente 3160 km de diâmetro, quase o tamanho da Lua terrestre. As linhas escuras são longas fraturas na crosta, algumas com mais de 3 mil km de comprimento. Crédito: Deutsche Forschungsanstalt fuer Luftund Raumfahrt e.V., Berlin, Germany/Wikimedia Commons.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles