Procure no Apolo11
Sexta-feira, 26 dez 2008 - 17h38

Estudo aponta possibilidade de vida em lua de Júpiter

Um estudo divulgado pela Universidade de Washington se mostra contrário à idéia de que os oceanos escondidos de Europa, umas das luas de Júpiter, são calmos.

Continua após a publicidade


Robert Tyler, oceanógrafo da Universidade utilizou simulações de computadores para mostrar que os efeitos de Júpiter em sua lua Europa podem sim, funcionar de um modo diferente.

A força do planeta é tão intensa que pela simulação poderia produzir perturbações enormes nos oceanos presos sob o gelo, ao invés de apenas pressionar as partes sólidas da lua.

Essas ondas poderiam ser os veículos primários de distribuição de energia, como calor, ao longo da lua. O novo estudo reforça a hipótese de um maior potencial para a existência de vida.

"De repente, toda a nossa concepção se volta para a energia dos oceanos que se movimentam sob o gelo", disse Tyler. "Considero o caso específico de Europa, mas os resultados gerais se aplicam igualmente a outras luas com possíveis oceanos”, completou.

Tyler é o primeiro a sugerir que Europa, como a Terra, pode dissipar a maior parte das pressões de marés em ondas oceânicas.

Foto: Europa, vista pela nave Galileu, no dia 7 de setembro de 1996 a 677 mil quilômetros de distância. A lua tem aproximadamente 3160 km de diâmetro, quase o tamanho da Lua terrestre. As linhas escuras são longas fraturas na crosta, algumas com mais de 3 mil km de comprimento. Crédito: Deutsche Forschungsanstalt fuer Luftund Raumfahrt e.V., Berlin, Germany/Wikimedia Commons.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -