Procure no Apolo11
Terça-feira, 07 abr 2009 - 07h06

Estudo relaciona intensidade de relâmpagos e furacões

Medir a intensidade dos ventos de um furacão não é uma tarefa fácil. São necessários instrumentos específicos capazes de suportar a força dos ventos dessas tormentas.

Continua após a publicidade


Aviões meteorológicos lançam sondas no olho do furacão para medir a velocidade dos ventos, que por sua vai determinar a força do sistema. Imagens de satélite também contribuem para a observação de um furacão e ajudam na sua classificação.

Mas e se outro fator livre desses aparelhos pudesse indicar a força de um furacão?

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv sugere que a força máxima do vento de um furacão é antecipada 24 horas por uma grande intensidade de relâmpagos.

De acordo com o estudo, isso aconteceu na maioria dos casos de 58 maiores furacões com categorias 4 e 5 e ventos de mais de 210 km/h registrados entre 2005 e 2007.

Este conhecimento pode se transformar em uma importante ferramenta para as previsões dessas gigantescas tempestades. Os furacões se formam sobre os oceanos e ganham força antes de tocar a terra, o que dificulta a coleta de dados sobre os sistemas.

"A evolução da intensidade de um furacão, até agora difícil de antecipar, é crucial para os sistemas de alerta", afirma o professor de ciência atmosférica Colin Price um dos autores da pesquisa publicada na revista Nature Geoscience.

"Em mais de 70% dos casos o máximo nível de atividade elétrica precede em um dia a máxima intensidade do vento", conclui Price.

Foto: Imagem de satélite mostra o gigantesco furacão Katrina que atingiu a costa dos EUA em agosto de 2005. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -