Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 14 fev 2008 - 10h06
Por

Forte terremoto de 6.7 graus Richter atinge o Sul da Grécia

Um forte terremoto de 6.7 graus na escala Richter foi registrado nesta manhã de quinta-feira a apenas 30 quilômetros de profundidade no Estreito de Messênia, no sul da Grécia.

O forte evento ocorreu sob as coordenadas 36.62 N e 21.79 E, aproximadamente a 54 quilômetros do sul-sudoeste da cidade de Kalamai, e a 230 quilômetros da capital Atenas e até o presente momento não foram reportados danos ou vítimas.


Tectônica do Local
A região atingida situa-se na zona de interface entre a placa tectônica da África, ao sul, a placa Eurasiana ao norte e a pequena placa do Mar Egeu ao centro, onde ocorreu o evento. Dinamicamente, a placa da África desliza por baixo da placa do Mar Egeu a razão de 40 milímetros ao ano. Esse processo é chamado de subducção de placas e no caso desta região do sul da Grécia ocorre ao longo do arco Helênico, que vai desde o oeste da península de Peloponeso, passando por Creta e Rhodes, até o oeste da Turquia.

Gráficos: no topo, mapa de propagação mostra o tempo que as ondas sísmicas levaram para atingir diversas partes da Terra após o evento. Acima, aplicativo Satmaps mostra através de imagens de satélites o local do terremoto. Clique sobe ele para navegar pelo local.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante