Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 11 abr 2012 - 05h59
Por

Forte terremoto sacode oeste do norte do Sumatra, Indonésia

Atualização 12 abril de 2012 - 17h25Ouça o som dos terremotos acelerado 1800 vezesPara ouvir a chegada das ondas sísmicas a velocidade de reprodução precisou ser acelerada em 1800 vezes, o que permitiu que as frequências extremamente baixas fossem convertidas em tons audíveis.

No áudio, é perfeitamente possível perceber os dois eventos, compostos de ondas do tipo Pdiff, LQ e LR, no momento em que atingiam nosso sismógrafo instalado na zona sul da cidade de São Paulo

Clique aqui para ouvir



Forte terremoto sacode oeste do norte do Sumatra, Indonésia

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um poderoso abalo sísmico de 8.7 graus de magnitude foi registrado a oeste da costa norte de Sumatra, na Indonésia as 05h38 pelo horário de Brasília (11/04/2012).

O violento abalo teve seu epicentro estimado a 33 km de profundidade, sob as coordenadas 2.34N e 93.07E, aproximadamente a 434 km do sudoeste de Banda Aceh, na Indonésia e 963 km a oeste de Kuala Lumpur, Malásia.

Segundo tremor
Duas horas depois do poderoso terremoto, um segundo tremor avaliado em 8.2 graus foi registrado na mesma região da costa norte de Sumatra. A ruptura ocorreu as 07h43 pelo horário de Brasília e teve seu epicentro estimado a 16 km de profundidade.

Apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreram os eventos favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície, mas por se tratar de um tremor de grande magnitude pode provocar a formação de tsunamis.


Sismógrafo em São Paulo registra o momento dos dois tremores na Indonésia

Até às 07h00 BRT (10h00 UTC), as seguintes áreas estavam sob observação de risco de tsunamis: Indonésia, Índia, Sri Lanka, Austrália, Mianmar, Tailândia, Maldivas, Reino Unido, Malásia, Ilhas Maurício, Reunião, Seychelles, Paquistão, Somália, Omã, Madagascar, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Comores, Bangladesh, Tanzânia, Moçambique, Quénia, Crozet Ilhas Kerguelen Ilhas, África do Sul, Singapura. Não há alerta de tsuami em vigor.

Sismicidade
O mapa abaixo mostra todos os eventos ocorridos na região desde 1990 e apresenta uma região extremamaente ativa, localizada 434 km do sudoeste de Banda Aceh, onde ocorreu o megaterremoto de 26 de dezembro ed 2004.

Nesta região, a placa menor de Sunda (a direita do mapa) se choca contra a placa Indo-Australiana (à esquerda) ao longo da Fossa de Java. Mais pesada, a placa indo-australiana ergue a placa de Sunda em um processo conhecido como subducção, resposnsável pelos terremotos na região.


Magnitude
Um terremoto de 8.7 graus de magnitude libera a mesma energia que 8415 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 16 milhões de toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz