Segunda-feira, 01 fev 2005 - 07h00
Há dois anos a tragédia da Columbia chocava o mundo
Esta é a homenagem do Apolo11 aos astronautas Rick D. Husband, William C. McCool, David Brown, Laurel Blair Salton Clark, Michael P. Anderson, Ilan Ramon, and Kalpana Chawla, que dedicaram suas vidas em nome da ciência e busca do conhecimento.
Foi com essas palavras que encerrou-se o trágico vôo da missão STS-107 do ônibus Espacial Columbia, na manhã do dia 1 de fevereiro de 2003. Os sete membros da tripulação estavam a apenas 16 minutos do pouso em Cabo Canaveral, na Flórida, quando o centro de controle da missão, em Houston, perdeu o contato com a espaçonave. Um dos painéis de carbono reforçado se desprendeu do tanque externo durante o lançamento, causando o rompimento de uma das secções da asa esquerda, provocando a tragédia na re-entrada. Os sete astronautas morreram.
Nesta semana, diversas celebrações nos Estados Unidos lembrarão a fatídica data, ocorrida há dois anos. Em pronunciamento à nação, o presidente George Bush disse que "a humanidade é conduzida na escuridão além de nosso mundo pela inspiração da descoberta e necessidade do saber", e completou: "Nossa jornada rumo ao espaço não deve parar". A missão STS-107 decolou no dia 16 de janeiro de 2003, para um período de 17 dias de experimentos científicos relacionados à microgravidade. Em órbita, a missão seguiu aparentemente tranquila, como mostram diversas gravações. Ostripulantes aparecem sempre sorrindo, fazendo piadas e brincando bastante. Foi durante o início da re-entrada, ou interface de re-entrada,às 13h44 UTC do dia 01, que as anomalias começaram a ser percebidas e somadas. A nave estava a 394 km de altitude e sua velocidade era de quase 30 mil km/h. Não há dúvidas de que um grave problema de aquecimento havia ocorrido no lado esquerdo da nave. A partir de então, durante quatro minutos, outras centenas de placas de revestimento começam a se desprender. Em comunicado com o centro de controle, os astronautas reportam problemas nos sistemas hidráulicos.
"And Columbia, Houston, we see your tire pressure messages, and we did not copy your last." "Roger." Tradução:
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -