Procure no Apolo11
Sexta-feira, 10 ago 2007 - 09h22

ISS e Endeavour se preparam para acoplamento

A Astronauta e professora Barbara Morgan passou o seu primeiro dia inteiro no espaço ajudando seus colegas da tripulação a inspecionar o ônibus espacial Endeavour, enquanto a nave se aproxima da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Morgan cumpre um dos objetivos do programa especial americano, que era mandar um professor ao espaço - um sonho que virou tragédia em 1986, quando a explosão do ônibus espacial Challenger, após a decolagem, matou a professora Christa McAuliffe e seis astronautas.

Continua após a publicidade


O Endeavour decolou com sucesso na tarde da quarta-feira e deverá chegar à ISS amanhã, sexta-feira.

Morgan e seus colegas da tripulação investigam se houve algum dano na nave decorrente da decolagem. Os astronautas usaram o braço mecânico do ônibus espacial para verificar, através de uma varredura, as asas e o nariz do Endeavour. Morgan operou o braço mecânico durante parte da inspeção.

A tripulação também passou parte da manhã tentando resolver um problema com uma válvula em um tanque de oxigênio.

Funcionários da Nasa disseram que o problema era uma "pequena inconveniência."

A inspeção dos ônibus espaciais virou norma nas viagens desde o desastre com o ônibus espacial Columbia, em 2003, que desintegrou-se na atmosfera quando voltava à Terra.

O Columbia havia sido avariado por destroços durante a decolagem. Bill Gerstenmaier, chefe de operações da Nasa, disse que a primeira varredura mostrou que quatro ou cinco pequenos pedaços do revestimento do tanque externo de combustível se soltaram durante a decolagem.

Segundo ele, os pequenos pedaços se soltaram quando o Endeavour já havia decolado e não existe preocupação.

Na metade da viagem do Endeavour, que deverá durar pelo menos 11 dias, a professora Morgan deverá falar com estudantes do Estado de Idaho, onde ela lecionava até 1998.

Se a missão for estendida de 11 para 14 dias, como deverá ocorrer, ela também terá tempo de falar ao vivo do espaço com estudantes de escolas da Virginia e Massachusetts.

Fonte: Estadão/Associated Press

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -