Sexta-feira, 29 ago 2008 - 09h32

ISS faz manobra no espaço e evita colisão com lixo espacial

A Estação Espacial Internacional (ISS) realizou uma correção na altura de sua órbita para evitar uma colisão com o lixo espacial. A informação foi divulgada em comunicado do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia nesta quinta-feira.

Estação Espacial sobre o Rio de Janeiro

A correção da órbita foi realizada às 13h11 de Brasília de quarta-feira (27), com ajuda dos propulsores do veículo espacial europeu Julio Verne, acoplado à ISS.

Os centros de controle russo e norte-americano alertaram sobre uma possível colisão com o lixo espacial, sendo necessária a manobra de correção da órbita da ISS.

A altura da órbita da ISS é agora de 353,7 quilômetros. Normalmente a altura média varia entre 360 a 330 quilômetros.

A plataforma da Estação Espacial Internacional perde entre 100 e 150 metros de altura a cada dia em razão da gravidade terrestre, da atividade solar e outros fatores. Para corrigir essa perda, são feitas de três a quatro manobras por ano na ISS.

Foto: Rastro da Estação Espacial durante passagem sobre o Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 2008. Em primeiro plano a cúpula do Museu de Astronomia. Crédito: Carlos Latuff.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron