Quarta-feira, 3 abr 2019 - 09h51
Por Rogério Leite
Índia dispara foguete, destrói satélite e cria nuvem de detritos no espaço
Com uma operação altamente complexa, a Índia se tornou a quarta potencia espacial capaz de perseguir e destruir um satélite em pleno espaço. O destruição do artefato criou uma nuvem de lixo espacial que agora coloca em risco a operação da Estação Espacial Internacional.
![]() O evento ocorreu na sexta-feira, 27 de março, e foi comemorada com grande alarde pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que classificou o feito como a consagração da Índia como potência espacial.
Modelos matemáticos mostram que foram produzidos cerca de 2000 fragmentos, sendo que 400 peças já foram identificadas, 60 delas maiores que 10 centímetros. Segundo Jim Bridenstine, diretor da Nasa, com a destruição do satélite indiano o risco de colisão de fragmentos com a ISS aumentou 44% em 10 dias.
Também deve-se levar em conta o risco espacial gerado pelos detritos gerados pela destruição de um satélite. Por viajarem em altíssima velocidade, esses fragmentos representam alto risco para as estruturas da Estação Espacial e também para satélites de comunicação e sensoriamento remoto. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"As pessoas só querem a liberdade quando não têm poder" - Friedrich Nietzsche -