Procure no Apolo11
Segunda-feira, 26 abr 2021 - 10h39
Por Rogério Leite

Ingenuity faz terceiro voo e manda primeiras imagens aéreas de Marte

O drone voador Ingenuity continua fazendo progressos e neste domingo, 25 de abril, realizou o voo mais complexo desde que chegou ao Planeta Vermelho. Em voo programado, o helicóptero robótico fez manobras e percorreu um total de 100 metros a 5 metros de altitude. Três dias antes, a aeronave subiu na mesma altura e fez as primeiras imagens aéreas da superfície de Marte.


O voo deste domingo durou 80 segundos e durante o percurso o drone se distanciou 50 metros do heliporto, manobrou e retornou ao local de partida. O feito foi checado através de dados de telemetria e confirmado alguns minutos depois por meio das imagens registradas pela câmera Mastcam-Z, a bordo do rover Perseverance, que serve de retransmissor dos dados do Ingenuity.

Durante o voo anterior, realizado em 22 de abril, o drone fez as primeiras imagens aéreas de Marte, obtidas com a câmera de alta resolução montada na fuselagem do drone e inclinada 22 graus abaixo da linha do horizonte. A câmera possui sensor colorido de 4208x3120 e pode ser movimentada em todas as direções.

Continua após a publicidade


Foto aérea de Marte, feita em 22 de abril de 2021 pelo drone Ingenuity, mostra a superfície do planeta e as marcas deixadas pelo rover Perseverance.
Foto aérea de Marte, feita em 22 de abril de 2021 pelo drone Ingenuity, mostra a superfície do planeta e as marcas deixadas pelo rover Perseverance.


Além da câmera científica, Ingenuity também carrega a câmera de navegação em preto e branco, que rastreia as características da superfície. Este terceiro voo colocou à prova a capacidade de análise do processador de bordo, que usa as imagens dessa câmera para tomar decisões importantes de navegação. No voo de domingo, por exemplo, o Ingenuity se deslocou a 7,2 km/h, velocidade que deverá ser aumentada à medida que o processador se mostrar capaz de analisar e processar as imagens com maior rapidez.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -