ATENÇÃO
Ajude a manter GRÁTIS o conteúdo do Apolo11. Colabore conosco. Clique Aqui
Quinta-feira, 11 mar 2021 - 09h44
Por Rogério Leite

Inpe divulga primeiras imagens em alta resolução do satélite Amazonia 1

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou na última segunda-feira as primeiras imagens de alta resolução capturadas pela câmera imageadora grande angular, a bordo do satélite de sensoriamento remoto Amazonia 1. As cenas foram obtidas em duas passagens diurnas e foram recebidas pelas estações terrenas em Cuiabá e em Cachoeira Paulista.

Imagem capturada pelo satélite Amazonia 1 mostra o reservatório de Sobradinho, no Rio São Francisco.<BR>
Imagem capturada pelo satélite Amazonia 1 mostra o reservatório de Sobradinho, no Rio São Francisco.

O primeiro registro foi obtido na passagem mais ao leste, com a varredura iniciada às 09h57m27s e finalizada ás 10h08m27s. A segunda varredura durou pouco mais de 12 minutos, iniciada 11h35m27s e terminada às 11h47m57s, com o satélite já próximo ao horizonte.


Vídeo mostra o momento da aquisição de imagens durante a passagem leste. Observe que a imagem é obtida através de varredura (scan) e não por meio de um clique, como em fotos convencionais.

De acordo com o instituto, as estações terrenas receberam e gravaram os dados brutos da câmera WFI (Wide Field Imager), que foram em seguida processados em São José dos Campos e em Cachoeira Paulista, SP. Segundo o comunicado divulgado, as primeiras cenas foram decodificadas com a resolução máxima de 66 metros por pixel.

Imagem registrada pelo satélite Amazonia 1 mostra em destaque a Região metropolitana de São Paulo e parte da orla de Santos, com destaque para Ilha Bela à esquerda.
Imagem registrada pelo satélite Amazonia 1 mostra em destaque a Região metropolitana de São Paulo e parte da orla de Santos, com destaque para Ilha Bela à esquerda.

A primeira aquisição de sinal ocorreu a partir de orbita descendente, quando o Amazonia 1 penetrou o território brasileiro entre a divisa dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. A segunda aquisição ocorreu também em sentido descendente, com o Amazonia 1 penetrando o continente a partir da Venezuela.


Nesta cena vemos em cor verdadeira o município de Ibotirama, na Bahia e parte do Rio São Francisco e entorno.
Nesta cena vemos em cor verdadeira o município de Ibotirama, na Bahia e parte do Rio São Francisco e entorno.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.









Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2021

O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis -