Procure no Apolo11
Terça-feira, 14 dez 2021 - 09h52
Por Rogério Leite

Jipe robô chinês fotografa misterioso objeto na face oculta da Lua

Desde que pousou na face oculta da Lua em janeiro de 2019, o jipe robô chinês Yutu 2 vem realizando uma série de sondagens científicas extremamente valiosas. Recentemente, no entanto, um objeto bastante estranho foi avistado no horizonte e fotografado pelo explorador. O objeto tem o formato de uma cabana e até agora ninguém sabe ao certo do que se trata.

Imagem registrada pelo jipe-robô Yutu 2 mostra um estranho objeto no horizonte, a 80 metros do local de pouso da missão Change'e 4, na face oculta da Lua.<BR>
Imagem registrada pelo jipe-robô Yutu 2 mostra um estranho objeto no horizonte, a 80 metros do local de pouso da missão Change'e 4, na face oculta da Lua.


Obviamente que não se trata de uma cabana misteriosa, mas foi assim batizado pelos cientistas chineses ao s depararem com a imagem enviada pelo Yutu 2, da região da cratera Von Kármán. De acordo com a agência espacial chinesa, a feição está a cerca de 80 metros do jipe-robô, na borda de uma cratera

Notavelmente, o objeto parece ter a forma aproximada de um cubo, embora sua verdadeira aparência seja difícil de determinar devido ao seu pequeno tamanho na imagem, onde ocupa apenas alguns pixels de resolução. Observando com mais atenção, parece haver uma mancha escura no meio do objeto ou então serem dois blocos menores, próximos um do outro.

Continua após a publicidade


Olhando mais de perto
Intrigada com o objeto, a equipe de pesquisadores do rover concordou em dar uma olhada mais de perto e programou o explorador para fazer uma viagem até à "cabana misteriorsa". Devido à diversas variáveis envolvidas, os jipes lunares e marcianos são bastante lentos e de acordo com os engenheiros da missão a viagem pode levar entre 2 e 3 dias lunares, o equivalente a 2 ou 3 meses terrestres. Um dia lunar é o período de tempo para a Lua completar uma rotação em torno do próprio eixo, o que dá cerca de 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 12 segundos.

Visto do espaço
Segundo pesquisadores independentes, a localização específica da "cabana" é bastante precisa e o objeto também pode ser visto em imagens orbitais da sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) (LRO) da NASA como um pequeno ponto brilhante na borda de uma cratera, ao norte do rover

Imagem feita pela sonda estadunidense LRO, onde se vê o objeto registrado pelo jipe-robô Yutu 2.<BR>
Imagem feita pela sonda estadunidense LRO, onde se vê o objeto registrado pelo jipe-robô Yutu 2.


Afinal o que é o objeto
Até o momento, é bastante difícil dizer com certeza do que se trata a feição, mas a exploração anterior da lua sugere que é provavelmente um grande bloco rochoso formado de sobras de impactos que produzem crateras. A forma cúbica pode ser real ou apenas um artefato óptico produzido pela resolução relativamente baixa da imagem, por isso é necessário que o Yutu 2 chegue mais perto para que detalhes da cena possam ser observados.

Naturalmente, o fato da "cabana misteriosa" se encontrar na face oculta da Lua permite uma série de teorias, conspiratórias ou não. Entretanto, a busca por relíquias antigas de civilizações alienígenas é algo que os cientistas estão começando a levar mais a sério e encontrar algo desse tipo na Lua, em Marte ou em qualquer outro planeta ou asteroide pode levar à uma reviravolta na busca por vida fora da Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling -