Procure no Apolo11
Domingo, 28 ago 2005 - 13h20

Katrina se aproxima e obriga a evacuação quase meio milhão de pessoas nos EUA

Em alerta emitido às 12h00 (BRT), o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC),informou que o extremanente violento furacão Katrina deve atingir novamente o continente norte-americano, com intensidade suficiente para causar danos catastróficos.

Segundo o instituto, Katrina deve tocar os EUA na região de New Orleans na manhã desta segunda-feira, com ventos categoria 5, de 250 km/h.

Avisos de furacão também estão em vigor para toda a região centro-norte do golfo do México, desde Morgan City na Louisiana até a divisa entre os estados do Alabama e da Flórida.

Em New Orleans, na Louisiana, o prefeito Ray Nagin declarou estado de emergência e ordenou a evacuação total e obrigatória (foto) das 485 mil pessoas que moram na cidade. De acordo com a Defesa Civil dos EUA (FEMA), aqueles que não puderem deixar a cidade devem procurar imediatamente os abrigos e levar alimentos e água suficientes para vários dias.

Continua após a publicidade


De acordo com Max Mayfield, diretor do NHC, Katrina tem potencial suficiente para causar uma tragédia de grandes proporções.

Em sua passagem pela península da Flórida, na última quinta-feira, Katrina deixou sete mortos.

No golfo do México, pelo menos doze plataformas de petróleo já foram evacuadas.


Números
Às 12h00 de Brasília, o centro do olho da tempestade se localizava sobre as coordenadas 26.0 N e 88.W, ou aproximadamente a 360 km a sul-sudeste da foz do rio Mississippi. De acordo com o boletim emitido, Katrina move-se a 20 km/h em direção norte-noroeste e um giro nas direçõesnordeste e norte-noroeste é esperado nas próximas 24 horas.

Informações colhidas por um avião caça-furacão da força aérea americana, davam conta em um aumento na velocidade dos ventos de Katrina, agora sustentados em 280 km/h com rajadas atingindo a impressionante marca de 342 km/h. Essa intensidade pode ser sentida a mais de 170 km de distância desde o seu centro.

Segundo o NHC, a pressão barométrica no interior do furacão é de apenas 907 hPa (hectoPascal).


Satélite ao vivo
Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
Clique aqui !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde -