Quarta-feira, 04 jun 2008 - 20h18
Lago criado após terremoto na China pode transbordar em breve
O lago Tangjiashan, formado na província de Sichuan, do sudoeste da China, após o terremoto de 8 graus na escala Richter que arrasou o país em 12 de maio, está há pouco mais de 2 metros de transbordar.
Dados fornecidos pelo Ministério de Recursos Hídricos da China, nesta quarta-feira (4), indicam que o volume total de água do lago superou os 205 milhões de metros cúbicos e subiu 1,8 metro em relação ao dia anterior. Um dique formado por rochas e escombros abriga o lago, mas diante do alto risco de transbordamento, mais de 197 mil pessoas já foram retiradas dos arredores do Tangjiashan. Outras 158 mil pessoas poderão ser retiradas do local. Especialistas acompanham a evolução do nível da água e dizem que o transbordamento depende muito da quantidade de chuva que cair nos próximos dias.
O terremoto do dia 12 e suas réplicas provocaram o surgimento de pelo menos 34 lagos na região, onde vive mais de 1 milhão de pessoas, agora ameaçadas por uma grande inundação. 28 deles corre o risco de transbordar. No último fim de semana, tropas do Exército, extraíram mais de 135 mil metros cúbicos de terra e rochas para a construção de um canal com o objetivo de drenar o lago Tangjiashan. O pior terremoto da China em 30 anos, já deixou 69.107 mortos, segundo dados oficiais do governo. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -