Procure no Apolo11
Quinta-feira, 20 nov 2008 - 13h29

Lagos subglaciais podem contribuir para elevação do mar

O primeiro lago subglacial na Antártida foi descoberto em 1950. Depois de décadas, há apenas três anos, se percebeu que lagos subglaciais sofrem inundações periódicas.

Lagos subglaciais

Continua após a publicidade


Pesquisadores dos Estados Unidos estudam o fenômeno com o objetivo de descobrir qual é a contribuição dessas inundações na elevação do nível do mar. A pesquisa foi publicada na revista "Nature Geoscience".

O estudo mais recente relacionou as cheias nos lagos subglaciais da geleira Byrd, no leste da Antártida, a um aumento de 10% na velocidade de escoamento dessa geleira.

As inundações verificadas ocorreram entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2007. Em 2005, a geleira Byrd descarregou 8% mais massa do que o normal. Agora, os lagos já estão estáveis novamente.

"Quando ocorre uma inundação, muda-se o fluxo do gelo, aumentando assim a perda de massa do continente. Isso tem de ser entendido para podermos prever a futura contribuição da Antártida para o aumento do nível do mar", diz Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps (EUA).

Dados coletados por satélites indicam que a água de alguns lagos subglaciais podem se mover rapidamente e por longas distâncias.

Foto: Imagem captada pelos sensores de resolução moderada do satélite Aqua mostra dois lagos subglaciais - Lago 90° Leste (devido à sua longitude) e Lago Sovetskaya. Ambos se localizam próximo ao gigantesco Lago Vostok, o maior de todos os lagos subglaciais da Antártida. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Quarta-feira, 10 jul 2024 - 23h30
Sexta-feira, 28 jun 2024 - 02h50


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis -