Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 20 nov 2008 - 13h29
Por

Lagos subglaciais podem contribuir para elevação do mar

O primeiro lago subglacial na Antártida foi descoberto em 1950. Depois de décadas, há apenas três anos, se percebeu que lagos subglaciais sofrem inundações periódicas.

Lagos subglaciais

Pesquisadores dos Estados Unidos estudam o fenômeno com o objetivo de descobrir qual é a contribuição dessas inundações na elevação do nível do mar. A pesquisa foi publicada na revista "Nature Geoscience".

O estudo mais recente relacionou as cheias nos lagos subglaciais da geleira Byrd, no leste da Antártida, a um aumento de 10% na velocidade de escoamento dessa geleira.

As inundações verificadas ocorreram entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2007. Em 2005, a geleira Byrd descarregou 8% mais massa do que o normal. Agora, os lagos já estão estáveis novamente.

"Quando ocorre uma inundação, muda-se o fluxo do gelo, aumentando assim a perda de massa do continente. Isso tem de ser entendido para podermos prever a futura contribuição da Antártida para o aumento do nível do mar", diz Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps (EUA).

Dados coletados por satélites indicam que a água de alguns lagos subglaciais podem se mover rapidamente e por longas distâncias.

Foto: Imagem captada pelos sensores de resolução moderada do satélite Aqua mostra dois lagos subglaciais - Lago 90° Leste (devido à sua longitude) e Lago Sovetskaya. Ambos se localizam próximo ao gigantesco Lago Vostok, o maior de todos os lagos subglaciais da Antártida. Crédito: Nasa.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle