Procure no Apolo11
Quarta-feira, 5 ago 2020 - 09h31
Por Rogério Leite

Manchas aparecem e novo Ciclo Solar 25 ganha força

O surgimento de novas manchas solares no hemisfério norte do Sol pode ser o indicativo que faltava para afirmar que a atividade estelar está novamente se desenvolvendo. Duas manchas estão em franca evolução e podem gerar flares significativos nos próximos dias.

Regiões ativas AR2768, AR2769 e AR2770 vistas pelo telescópio espacial SDO, da NASA.
Regiões ativas AR2768, AR2769 e AR2770 vistas pelo telescópio espacial SDO, da NASA.

Recentemente, três manchas solares do tipo magnético bipolar surgiram na superfície do Sol. Isso pode até parecer uma coisa corriqueira, mas não é. O Sol estava bastante silencioso nos últimos anos e o ressurgimento de feições magnéticas do tipo Beta, em sequencia, chamou bastante a atenção dos observadores solares.

Batizadas como AR2768, AR2769 e AR2770, as manchas estão localizadas no hemisfério norte da estrela e estão se tornando geoefetivas à medida em que o Sol rotaciona, ou seja, estão se voltando para o nosso planeta

Continua após a publicidade


Ambas as manchas possuem dois núcleos escuros bem definidos, cada um deles com o tamanho aproximado do planeta Marte e no caso de AR2770 está apresentando pequenos flares solares de classe C. No entanto, devido ao tipo de polaridade, ambas têm potencial para explosões ainda mais fortes nos próximos dias.

Tecnicamente, essas manchas recebem a classificação tipo Beta, pois são compostas de campos negativos e positivos, com uma simples e distinta divisão entre polaridades. No entanto, uma evolução em suas características pode eleva-la à categoria Beta-Gamma, que apresentam campo magnético suficientemente complexo e instável, capaz de provocar ejeções de massa coronal de intensidade média.


Ganhando Força - Mas nem tanto
O aparecimento de tantas regiões ativas ao mesmo tempo é um sinal claro de que o Ciclo Solar 25 está ganhando força, mas não significa o Mínimo Solar tenha chegado ao fim. São apenas manchas solares iniciais, em comparação com as gigantes manchas que devem surgir durante pico deste ciclo.

Apesar do aumento do número de manchas, a atividade solar deve permanecer relativamente baixa, com rompantes de energia que podem surpreender. A atividade está apenas começando.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -